Pular para o conteúdo principal

Larissa & Maria Eduarda

O Brasil na 2ª Guerra Mundial


Força Expedicionária Brasileira: desembarque do 3º Escalão.

1. Explique sobre a neutralidade brasileira na 1ª fase da guerra.

Quando a Primeira Guerra Mundial foi deflagrada em 1914, o Brasil determinou uma postura neutra em 4 de agosto de 1914. A posição brasileira seguiu a decisão dos EUA, que também declarou a neutralidade na primeira fase do combate. A atitude brasileira refletia a tendência diplomática iniciada com o marechal Hermes da Fonseca (1850 - 1923) à frente do Ministério da Guerra. Havia troca de favores entre Brasil e Alemanha. O Brasil enviava oficiais brasileiros para servirem no Exército alemão, que era considerado o mais bem preparado e organizado da época. Por sua parte, o governo brasileiro adquiria armas de empresas alemãs.



2. Identifique e explique os ataques nazistas e embarcações (navios) brasileiros.


Porém, esta posição de neutralidade acabou em 1942 quando algumas embarcações brasileiras foram atingidas e afundadas por submarinos alemães no Oceano Atlântico. A partir deste momento, Vargas fez um acordo com Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, União Soviética, entre outros). Era importante para os Aliados que o Brasil ficasse ao lado deles, em função da posição geográfica estratégica de nosso país e de seu vasto litoral.


3. Como foi a participação efetiva do Brasil no conflito? (FEB)

A FEB foi organizada oficialmente em agosto de 1943, embora o Brasil tivesse declarado apoio aos Aliados em janeiro do ano anterior. Nesse meio tempo, vários oficiais brasileiros foram enviados aos Estados Unidos para cumprir treinamentos militares naquele país. Na Itália, as tropas da FEB se juntaram ao 5º Exército norte-americano, e este, por sua vez, ao 10º Grupo de Exércitos Aliados. 


4. Quais foram as vitórias da FEB? Como foram estas batalhas?

Os militares brasileiros da FEB (também conhecidos como pracinhas) conseguiram, ao lado de soldados aliados, importantes vitórias. Após duras batalhas, os militares brasileiros ajudaram na tomada de Monte Castelo, Turim, Montese e outras cidades. Apesar das vitórias, centenas de soldados brasileiros morreram em combate. Na Batalha de Monte Castelo (a mais difícil), cerca de 400 militares brasileiros foram mortos.


5. Como foi a participação da Força aérea brasileira? Explique.

A participação militar brasileira foi importante na Segunda Guerra Mundial, pois somou forças na luta contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). O Brasil enviou para a Itália (ocupada pelas forças nazistas), em julho de 1944, 25 mil militares da FEB (Força Expedicionária Brasileira), 42 pilotos e 400 homens de apoio da FAB (Força Aérea Brasileira). As dificuldades foram muitas, pois o clima era muito frio na região dos Montes Apeninos, além do que os soldados brasileiros não eram acostumados com relevo montanhoso.


6. Quais países perderam a guerra?

Alemanha, Itália e Japão (O eixo), e seus aliados.


7. Quais países ganharam a guerra?

Estados Unidos, Reino Unido, China, e a União Soviética eram os principais paises que lutaram contra o Eixo. Eles foram chamados de os Aliados. Os Aliados somaram 50 nações ao final da guerra.


8. Quais livros você recomenda sobre a 2ª Guerra Mundial? Comente.

Éramos Jovens na Guerra - Wallis,Sarah; Palmer, Svetlana



Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o contexto de violência inevitavelmente penetrou na consciência e nas palavras de muitos jovens. Éramos jovens na guerra acompanha as cartas e os diários de 16 adolescentes, às vezes de lados opostos do conflito, que escrevem de forma direta e persuasiva sobre suas reações e pontos de vista. São ingleses, franceses, americanos, japoneses, poloneses, alemães e russos: cada um com uma história única para contar. Tanto jovens de países do Eixo quanto dos Aliados conviveram diretamente com a fome, a morte e o medo. A intensidade dos relatos presentes neste livro reflete a dor pela perda, o temor de ocupações, invasões e bombardeios, além do receio daqueles que tiveram seu futuro posto em xeque. As autoras relembram o famoso diário de Anne Frank, morta aos 15 anos no campo de concentração de Bergen-Belsen. Elas levam em conta, no entanto, que os relatos de Anne contêm dramas comuns a tantos outros jovens da época. Muitas das histórias apresentadas em Éramos jovens na guerra acabaram fragmentadas ou encerradas de forma abrupta. Somente três destes jovens sobreviveram. Alguns lutaram e morreram na guerra, outros sucumbiram à fome; muitos foram separados de suas famílias. Todos se viram forçados a amadurecer e tiveram suas vidas transformadas por suas experiências. São relatos que ajudam a construir uma imagem comovente da esperança, medo, preconceito e alegria, de uma juventude que presenciou os horrores de uma guerra mundial.


9. Quais filmes você recomenda sobre a 2ª Guerra Mundial? Comente.

A Queda: As Últimas Horas de Hitler


Direção: Oliver Hirschbiegel
Roteiro: Bernd Eichinger




Em 1942, o jovem Traudl Junge tem o que parece ser a melhor profissão do mundo: ele é secretário de Hitler. Três anos depois, o império se resume a um abrigo subterrâneo e, de lá, Traudl narra os últimos dias da vida de do ditador.




Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

Postagens mais visitadas deste blog

FEBRE AMARELA

João,Luciano e Mateus a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de  20 anos   de sua vida aos estudos sobre varíola.  Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho .  N o século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola. b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. È uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? Para previnir o virús da febre amarela,  Recomenda-se a administração de uma dose única da vacina reconstituída a partir dos 9 meses de idade. d) Quais são as contra indicações da vacina? A vacinação entre os 6 e 9 meses de idade poderá ser feita em situações de alto risco à doença, a critério das autoridade

CINEMA ANTIGO EM CHARQUEADAS

CINEMA CHARQUEADAS Entrevista: Nadico 1.Quando foi construído e inaugurado o cinema? Em março de 1941. 2.Quem eram os proprietários? Manoel de Souza. 3.Como era dentro do cinema? Era um salão com uma tela no fundo, na entrada tinha a bilheteria e no segundo piso duas salas especiais para convidados, ficavam os médicos, engenheiros e a família do proprietário. 4.Quais era os tipos de filmes que passavam? Filmes da época de 1940. 5.O cinema costumava a lotar? Sim, pois era a única atração da cidade. 6.Sobrou algum ingresso, cartaz ou folder? Sim, o convite da inauguração. 7.Por que o cinema não modernizou ao passar dos anos? Por que não existe mais? Por que não houve interesse cultural da administração. Trabalho das alunas: Ariana, Rafaela e Luiza.

FOLCLORE RUSSO

Rafaela                                                                                                          Folclore Russo 1- Introdução As lendas folclóricas russas são muito antigas. Infelizmente, muito da mitologia eslava se perdeu quando da ascensão do cristianismo como principal religião popular. Todavia, nos últimos tempos, alguns pesquisadores estão tentando redescobrir e remontar todo o cenário mitológico dos antigos povos eslavos, dos quais os russos são descendentes. Muitos personagens simplesmente desapareceram, especialmente os que eram deuses ou tinham poderes como tais. Outros (que provavelmente eram mais presentes no imaginário popular) foram mudados, como a Baba Yagá (Баба Яга), por exemplo. Provavelmente um dos personagens mais famosos do folclore russo, ela era uma velhinha boa que ajudava a curar as doenças das crianças e acabou virando uma espécie de bruxa malvada que as come. Uma banda de Black Metal da Suécia chamada Arckanum fez um vídeo clipe de

VACINA H1N1

 LUCAS E DIEGO  a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? A gripe foi inicialmente detectada no  México  no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. [ 3 ]  Desde junho de 2009 a  OMS  elevou o nível de alerta de  pandemia  para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes. [ 4 ] b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas .     A Gripe A se trata de uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A H1N1, que possui genes nas formas humana, suína e aviária e sofrem contínuas mutações e recombinações, surgindo assim novas variações do vírus da gripe (BRUM  et al ., 2011). c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? A  vacina  da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/ H1N1 , uma cepa A/H3N2 e

JUANPABLO9B-2

                         O MOVIMENTO TENENTISTA  1-O que foi o movimento tenentista?explique O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições. 3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?  às tendências políticas republicanas liberais. 4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?     Artur da Silva Bernardes foi um fazendeiro, advogado e político mineiro. Apoiado pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, tornou-se presidente do B

Prudente de Morais

 

HERMES E HEFESTO

    Filho de Zeus e Maia. Haveria de se tornar um dia o mensageiro de seu pai.  Se Zeus queria levar a algum mortal um recado importante, convocava o  filho, que imediatamente colocava seu chapéu de abas largas e calçava suas  belas sandálias de ouro com asas que o elevavam nos ares e o mantinham  acima das águas dos mares. Obediente, o mensageiro divino partia cruzando  os céus com a rapidez dos ventos mais velozes.     Deus astuto e hábil, foi o inventor da primeira lira, que fabricou colocando  tripas de bois num casco de tartaruga. Quando nasceu, já era tão  excepcional-mente precoce que saiu de seu berço e roubou parte de um  rebanho que estava sob os cuidados de Apolo.      Esse deus estava muito irritado com o menino, mas ao se deparar com  aquele instrumento musical que ele inventara, imediatamente aceitou trocar  por ele seus animais.      Outra invenção sua foi a flauta, e por ela Apolo deu-lhe o bastão de ouro  que lhe servia de cajado, e era chamado caduceu. Com esse bastão

AÇOS FINOS PIRATINI - HISTÓRIA

AÇOS FINOS PIRATINI- GERDAU CHARQUEADAS- RS A empresa começou na Avenida Farrapos em 1901, com uma fábrica de pregos, depois se instalou em Sapucaia do sul com a primeira Siderurgica que fabricava vergalhões para construção civil. A partir de 1992 assumiu o controle da estatal Aços Finos Piratini, transformando o nome para Gerdau Aços Especiais. A Gerdau Aços Finos Piratini é uma usina siderúrgica do Grupo Gerdau localizada em Charqueadas, no Rio Grande do Sul, voltada para atender principalmente à indústria automotiva. Criada na década de 60, desde 1992 está sob controle do Grupo Gerdau. Foi a primeira siderúrgica a vencer o Prêmio Nacional da Qualidade. Em 2004 operava com uma capacidade anual de 350 mil toneladas de produtos acabados, com previsão aumento de 43% até 2005. A usina produz três linhas de produtos em aços especiais longos: Os aços para construção mecânica, utilizados principalmente pela indústria automotiva; Aços inoxidáveis longos, usados pela indústria em

Teyllor e Maicon zeno 2°Guerra Mundial

                              O Brasil na 2°guerra mundial                                                                                                  Adolf Hitle r  em um comício do partido                                                         Nazista  em weimar, outubro de 1930. 1- Explique sobre a neutralidade brasileira na 1° fase da guerra. Desde 1939, início do conflito, o Brasil assumiu uma posição neutra na Segunda Guerra Mundial. O presidente do Brasil na época era Getúlio Vargas. 2-Identifique e explique os ataques nazistas a embarcações (navios)brasileiros. Porém, esta posição de neutralidade acabou em 1942 quando algumas embarcações brasileiras foram atingidas e afundadas por submarinos alemães no Oceano Atlântico. A partir deste momento, Vargas fez um acordo com Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, União Soviética, entre outros). Era importante para os Aliados

PROJETO BIBLIOTECA DA ESCOLA PIO XII

Turma: 9B/2017 RELATÓRIO BIBLIOTECA DA ESCOLA CLICAR AQUI Entrevista com Prof.ª Anira Biblioteca Escolar Pio XII 1.   Como deve ser o ambiente de uma biblioteca? Deve ser organizado, acessível aos alunos e professores e agradável. 2.   Como os livros devem ser cuidados/preservados? Mantendo-os em um ambiente limpo. Devem ser mantidos longe de umidade, não guardá-los em sacos fechados ou amontoados, guardar os livros retos na vertical. 3.   Como restaurar documentos, fotos e livros? Procurando colar folhas soltas e/ou rasgados e secar a umidade dos livros. 4.   Como se organiza uma biblioteca escolar? Por gêneros literários. Rachel de Queiroz Larissa, Maicon & Carolina 9B. Entrevista na Biblioteca Pública de Charqueadas Entrevistada a bibliotecária: Carina 1.   Como se organiza uma biblioteca escolar? Organizam-se normalmente por sobrenomes dos autores, são separados com a primeira letra do sobrenome do autor, e com ident