Pular para o conteúdo principal

Primeira Guerra Mundial - Larissa & Maria Eduarda

Maria Eduarda & Larissa.

Primeira Guerra Mundial


1. O que foi a questão balcânica? Explique.


Com a decadência do Império Turco e o processo de independência dos povos da região balcânica, esse território tornou-se alvo de múltiplos interesses. A Áustria pretendia ampliar sua influência sobre a região e iniciar um processo de expansão. A mesma política foi desenvolvida pelos russos, que também tinha interesses peculiares à própria região , em especial o dos sérvios , que pretendiam construir a "Grande Sérvia". E com isso já começava a haver um certo desentendimento.


2. Qual foi o estopim da guerra? Explique.


O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.


3. Como foi a primeira fase da guerra de movimento?


A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914.


4. Como foi a guerra de trincheiras? Explique


Guerra de trincheiras foi uma guerra ocorrida na segunda fase (1915-1917) da Primeira Guerra Mundial. Recebeu esse nome pois os exércitos da Frente Ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras (de terras) que eles mesmo cavavam. Foi também a fase mais mortífera da guerra. Essa guerra tinha como armas: minas, redes de arame, metralhadoras, canhões de longo alcance e gás tóxico (mais especificamente o gás mostarda).


5. Quando e por que os EUA entraram na guerra?


A Alemanha na tentativa de obrigar a Inglaterra a render-se, decretou, a partir de 1917, o bloqueio marítimo aos barcos que traziam provisões e armamento a Inglaterra. quem desempenhava esse papel era os EUA, estes apoiavam na guerra a Inglaterra e a França, contudo o presidente Wilson mantinha uma lei de não interversão. mas quando os submarinos alemães começaram a atacar os navios americanos, essa lei foi abandonada. sendo assim a 6 de abril de 1917 os EUA declaram guerra a Alemanha.


6. Quando e por que à Rússia saiu da guerra?


Saíram em 1917 devido a Revolução Bolchevique (Comunismo). Os comunistas exigiam a saída da Rússia da guerra, pois a população russa passava fome, não tinham o quê comer, além disso, o exército russo sofria pesadas perdas humanas na guerra contra os alemães. Quando os bolcheviques derrubaram o poder do Czar, estourou uma guerra civil na Rússia, entre comunistas e aristocratas que ainda se mantinham fiéis ao imperador, e queriam sua volta ao poder no país. Depois de vencer os aristocratas, os bolcheviques travaram uma guerra civil entre outros grupos socialistas que tinham interesses diferentes, pois existiam várias facções comunistas na Rússia, cada uma com seus próprios interesses. Então, era preciso sair da guerra externa para resolver a guerra interna.


7. Quando e como Kaiser Guilherme || renunciou?


Em conseqüência da crise internacional provocada por suas declarações ao Daily Telegraph em 1908, Guilherme II procurou manter-se em segundo plano, o que não o impediu de apoiar os preparativos para um conflito internacional, iniciado em 1912. Durante a Primeira Guerra Mundial, Guilherme II foi formalmente comandante supremo do exército quando, na realidade, era incapaz de coordenar estratégias de guerra. Após a designação de Paul von Hindenburg e Erich Ludendorff, se limitou a seguir os conselhos destes. Depois do colapso militar de 1918, Guilherme II, a conselho de Hindenburg, fugiu para a Holanda, renunciando ao trono depois de o chanceler Max von Baden ter anunciado, no dia 9 de novembro, sua abdicação sem o consultar.



8. Indique e comente um livro sobre a 1ª Guerra Mundial:



Confiança na prosperidade, no progresso e no futuro. Na Europa de 1900, a esperança parecia algo inabalável. Catorze anos depois, porém, tudo havia mudado, com os países mergulhando num conflito que mataria milhões de pessoas, sangraria as economias e acirraria as rivalidades nacionais. O que determinou essa guinada histórica tão radical? A Primeira Guerra Mundial poderia ter sido evitada? Com uma detalhada descrição das circunstâncias que levaram estadistas a conduzir suas nações para a tragédia, A Primeira Guerra Mundial foi considerado um dos melhores lançamentos do ano em não ficção por publicações como The New York Times Book Review, The Economist, Bloomberg Businessweek e The Globe and Mail, e conquistou em 2014 o prestigiado Political Book Award, na categoria "Questões Internacionais". O prêmio consolida a canadense Margaret MacMillan como uma referência nos estudos sobre a primeira guerra e destaca o livro como uma obra essencial para compreender o conflito iniciado há 100 anos. A autora se debruça sobre o período entre o início do século 19 até o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono austro-húngaro, para investigar as transformações políticas e tecnológicas, as decisões de estado e os deslizes da natureza humana que resultaram na guerra. O texto resgata líderes políticos, diplomatas, militares, banqueiros e, sobretudo, cabeças coroadas que à época ainda mantinham laços familiares de longa data. E conta como todos – do impulsivo kaiser Wilhelm II ao imperador da Áustria-Hungria Franz Joseph, do czar Nicolau II ao rei inglês Edward VII – não conseguiram interromper a escalada de hostilidades. O amplo retrato produzido pela autora não deixa de citar, também, personalidades que fizeram alertas em favor da paz. Entre elas, o cientista Alfred Nobel, a escritora e ativista Bertha von Suttner (a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz) e uma estrela em ascensão na política britânica: Winston Churchill. Narrado com desenvoltura, o livro mantém o leitor agarrado ao desenrolar da história, ligando os fios entre os acontecimentos e revelando como decisões de alguns poucos poderosos podem determinar o destino de um povo e de vários países. Íntima dos bastidores do poder, Madeleine Albright, ex-secretária de Estado do governo Clinton, foi enfática ao opinar sobre o trabalho de McMillan: "Este é um dos melhores livros que já li sobre as causas da Primeira Guerra Mundial".


9. Indique um filme ou documentário sobre a 1ª Guerra Mundial: 

Glória feita de sangue (Paths of Glory)



Em Glória feita de sangue, o espectador é levado ao terror físico e psicológico presentes na guerra de trincheiras. Ele é considerado o melhor filme de guerra de Stanley Kubrick, e uma das melhores atuações de Kirk Douglas. A obra de 1957 foi inspirada pelo livro homônimo de Humphrey Cobb. Até 1970, o filme foi censurado pelo exército suíço devido à presença de informações práticas sobre a Primeira Guerra Mundial.
                                                 

Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

Postagens mais visitadas deste blog

FEBRE AMARELA

João,Luciano e Mateus a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de  20 anos   de sua vida aos estudos sobre varíola.  Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho .  N o século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola. b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. È uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? Para previnir o virús da febre amarela,  Recomenda-se a administração de uma dose única da vacina reconstituída a partir dos 9 meses de idade. d) Quais são as contra indicações da vacina? A vacinação entre os 6 e 9 meses de idade poderá ser feita em situações de alto risco à doença, a critério das autoridade

CINEMA ANTIGO EM CHARQUEADAS

CINEMA CHARQUEADAS Entrevista: Nadico 1.Quando foi construído e inaugurado o cinema? Em março de 1941. 2.Quem eram os proprietários? Manoel de Souza. 3.Como era dentro do cinema? Era um salão com uma tela no fundo, na entrada tinha a bilheteria e no segundo piso duas salas especiais para convidados, ficavam os médicos, engenheiros e a família do proprietário. 4.Quais era os tipos de filmes que passavam? Filmes da época de 1940. 5.O cinema costumava a lotar? Sim, pois era a única atração da cidade. 6.Sobrou algum ingresso, cartaz ou folder? Sim, o convite da inauguração. 7.Por que o cinema não modernizou ao passar dos anos? Por que não existe mais? Por que não houve interesse cultural da administração. Trabalho das alunas: Ariana, Rafaela e Luiza.

FOLCLORE RUSSO

Rafaela                                                                                                          Folclore Russo 1- Introdução As lendas folclóricas russas são muito antigas. Infelizmente, muito da mitologia eslava se perdeu quando da ascensão do cristianismo como principal religião popular. Todavia, nos últimos tempos, alguns pesquisadores estão tentando redescobrir e remontar todo o cenário mitológico dos antigos povos eslavos, dos quais os russos são descendentes. Muitos personagens simplesmente desapareceram, especialmente os que eram deuses ou tinham poderes como tais. Outros (que provavelmente eram mais presentes no imaginário popular) foram mudados, como a Baba Yagá (Баба Яга), por exemplo. Provavelmente um dos personagens mais famosos do folclore russo, ela era uma velhinha boa que ajudava a curar as doenças das crianças e acabou virando uma espécie de bruxa malvada que as come. Uma banda de Black Metal da Suécia chamada Arckanum fez um vídeo clipe de

VACINA H1N1

 LUCAS E DIEGO  a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? A gripe foi inicialmente detectada no  México  no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. [ 3 ]  Desde junho de 2009 a  OMS  elevou o nível de alerta de  pandemia  para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes. [ 4 ] b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas .     A Gripe A se trata de uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A H1N1, que possui genes nas formas humana, suína e aviária e sofrem contínuas mutações e recombinações, surgindo assim novas variações do vírus da gripe (BRUM  et al ., 2011). c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? A  vacina  da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/ H1N1 , uma cepa A/H3N2 e

JUANPABLO9B-2

                         O MOVIMENTO TENENTISTA  1-O que foi o movimento tenentista?explique O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições. 3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?  às tendências políticas republicanas liberais. 4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?     Artur da Silva Bernardes foi um fazendeiro, advogado e político mineiro. Apoiado pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, tornou-se presidente do B

Prudente de Morais

 

HERMES E HEFESTO

    Filho de Zeus e Maia. Haveria de se tornar um dia o mensageiro de seu pai.  Se Zeus queria levar a algum mortal um recado importante, convocava o  filho, que imediatamente colocava seu chapéu de abas largas e calçava suas  belas sandálias de ouro com asas que o elevavam nos ares e o mantinham  acima das águas dos mares. Obediente, o mensageiro divino partia cruzando  os céus com a rapidez dos ventos mais velozes.     Deus astuto e hábil, foi o inventor da primeira lira, que fabricou colocando  tripas de bois num casco de tartaruga. Quando nasceu, já era tão  excepcional-mente precoce que saiu de seu berço e roubou parte de um  rebanho que estava sob os cuidados de Apolo.      Esse deus estava muito irritado com o menino, mas ao se deparar com  aquele instrumento musical que ele inventara, imediatamente aceitou trocar  por ele seus animais.      Outra invenção sua foi a flauta, e por ela Apolo deu-lhe o bastão de ouro  que lhe servia de cajado, e era chamado caduceu. Com esse bastão

AÇOS FINOS PIRATINI - HISTÓRIA

AÇOS FINOS PIRATINI- GERDAU CHARQUEADAS- RS A empresa começou na Avenida Farrapos em 1901, com uma fábrica de pregos, depois se instalou em Sapucaia do sul com a primeira Siderurgica que fabricava vergalhões para construção civil. A partir de 1992 assumiu o controle da estatal Aços Finos Piratini, transformando o nome para Gerdau Aços Especiais. A Gerdau Aços Finos Piratini é uma usina siderúrgica do Grupo Gerdau localizada em Charqueadas, no Rio Grande do Sul, voltada para atender principalmente à indústria automotiva. Criada na década de 60, desde 1992 está sob controle do Grupo Gerdau. Foi a primeira siderúrgica a vencer o Prêmio Nacional da Qualidade. Em 2004 operava com uma capacidade anual de 350 mil toneladas de produtos acabados, com previsão aumento de 43% até 2005. A usina produz três linhas de produtos em aços especiais longos: Os aços para construção mecânica, utilizados principalmente pela indústria automotiva; Aços inoxidáveis longos, usados pela indústria em

Teyllor e Maicon zeno 2°Guerra Mundial

                              O Brasil na 2°guerra mundial                                                                                                  Adolf Hitle r  em um comício do partido                                                         Nazista  em weimar, outubro de 1930. 1- Explique sobre a neutralidade brasileira na 1° fase da guerra. Desde 1939, início do conflito, o Brasil assumiu uma posição neutra na Segunda Guerra Mundial. O presidente do Brasil na época era Getúlio Vargas. 2-Identifique e explique os ataques nazistas a embarcações (navios)brasileiros. Porém, esta posição de neutralidade acabou em 1942 quando algumas embarcações brasileiras foram atingidas e afundadas por submarinos alemães no Oceano Atlântico. A partir deste momento, Vargas fez um acordo com Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, União Soviética, entre outros). Era importante para os Aliados

PROJETO BIBLIOTECA DA ESCOLA PIO XII

Turma: 9B/2017 RELATÓRIO BIBLIOTECA DA ESCOLA CLICAR AQUI Entrevista com Prof.ª Anira Biblioteca Escolar Pio XII 1.   Como deve ser o ambiente de uma biblioteca? Deve ser organizado, acessível aos alunos e professores e agradável. 2.   Como os livros devem ser cuidados/preservados? Mantendo-os em um ambiente limpo. Devem ser mantidos longe de umidade, não guardá-los em sacos fechados ou amontoados, guardar os livros retos na vertical. 3.   Como restaurar documentos, fotos e livros? Procurando colar folhas soltas e/ou rasgados e secar a umidade dos livros. 4.   Como se organiza uma biblioteca escolar? Por gêneros literários. Rachel de Queiroz Larissa, Maicon & Carolina 9B. Entrevista na Biblioteca Pública de Charqueadas Entrevistada a bibliotecária: Carina 1.   Como se organiza uma biblioteca escolar? Organizam-se normalmente por sobrenomes dos autores, são separados com a primeira letra do sobrenome do autor, e com ident