Pular para o conteúdo principal

Juan & Maicon

1-O que foi a questão balcânica?explique.

Nos fins do século XIX, a região dos Bálcãs foi um dos vários palcos de disputa entre as grandes nações imperialistas. Nessa época, o Império Turco-Otomano perdia o controle sobre a região e dava espaço para que várias nações independentes ali surgissem. Observando o desmembramento dos territórios, algumas potências vizinhas prontamente manifestaram interesse em impor seus interesses políticos naquele lugar.


2-Qual foi o estopim da guerra?explique 

O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro foi apenas o estopim para o início da chamada Primeira Guerra Mundial. Para buscarmos as razões deste conflito temos que retornar ao século XIX: o nacionalismo e o imperialismo crescentes entre as nações europeias, os processos – tardios – de unificação da Alemanha e da Itália, a Segunda Revolução Industrial, a partilha "desigual" do continente africano entre as nações europeias e a derrota francesa na Guerra Franco-prussiana são alguns dos fatores que vêm deste momento e contribuíram para o conflito que teve início em 1914.


3-Como foi a primeira fase da guerra de movimeto?

A primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX. De 1914 a 1918, o continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela guerra. Os principais motivos que levaram ao acontecimento da Primeira Guerra Mundial, segundo alguns estudiosos, foram o expansionismo, a exploração Imperialista da África e Ásia (a partir do final do século XIX até meados da década de 1960), a corrida armamentista e a politicas de alianças.

4-Como foi a guerra trincheiras?explique.

Guerra de trincheiras 

foi uma guerra ocorrida na segunda fase (1915-1917) da Primeira Guerra Mundial. Recebeu esse nome pois os exércitos da Frente Ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras (de terras) que eles mesmo cavavam. Foi também a fase mais mortífera da guerra. Essa guerra tinha como armas: minas, redes de arame, metralhadoras, canhões de longo alcance e gás tóxico (mais especificamente o gás mostarda ).O quotidiano dos exércitos rivais era péssimo pois a higiene era muito má (sujeitos a pragas, parasitas, ratos e ratazanas). No meio das duas trincheiras existia a chamada terra de ninguém, cobiçada pelos dois exércitos que ao avançar poucos metros se deparava com muito arame farpado o que dificultava a batalha. Era na terra de ninguém que a maioria dos soldados morria.





5-Quando e porque os EUA entraram na guerra?

Em 1914, o estouro da Primeira Guerra Mundial determinou o consumo de uma tensão que se desenvolvia entre as nações da Europa desde o século XIX. Antes da guerra, os Estados Unidos defendiam a política de “portas abertas” como a melhor solução para a forte concorrência imperialista. Nesse âmbito, as autoridades do governo dos EUA acreditavam que todos os imperialistas tinham direitos iguais na exploração dos territórios afro-asiáticos.

Apesar dessa premissa conciliadora, os países europeus preferiam a guerra como solução. Nesse novo contexto, os Estados Unidos passaram a lucrar à custa da Primeira Guerra Mundial. Em um curto espaço do tempo, as nações europeias necessitavam de enormes quantidades de alimentos e armas para o conflito. Mesmo que permanecendo neutro, por uma questão de interesse e afinidade, o governo norte-americano exportava seus produtos apenas às nações integrantes da Tríplice Entente.


6-Quando e porque a rússia saiu da guerra?

Ainda no ano de 1917, a Rússia se encontrava em meio a uma desordem social, governada pelo poder absolutista do Czar Nicolau II, que impunha à sociedade russa altas taxas de impostos. A população reivindicava melhorias na qualidade de vida, redução das taxas de impostos e a saída do país da guerra, pois a manutenção da Rússia na guerra trazia ônus para a população.

7-Quando e como o Kaiser Guilherme II renunciou?

Guilherme II ou Wilhelm II (Berlim27 de janeiro de 1859 – Doorn, 4 de junho de 1941) foi o último Imperador alemão e Rei da Prússia de 1888 até sua abdicação em 1918 no final da Primeira Guerra Mundial. Era o filho mais velho do imperador Frederico III e sua esposa Vitória, Princesa Real do Reino Unido. Era neto da rainha Vitória do Reino Unido e parente de várias casas reais europeias, com o rei Jorge V do Reino Unido e o imperador Nicolau II sendo seus primos.

8-Indique e comente um livro sobre a primeira guerra mundial

A Primeira Guerra Mundial — História Completa
 
Lawrence Sondhaus
 
Lawrence Sondhaus, de 55 anos, professor da Universidade de India­nápolis, é um historiador gabaritado. Seu “A Primeira Guerra Mundial” (Con­texto, 555 páginas, tra­dução de Roberto Catal­do) — que no Brasil ganhou um subtítulo ridículo, “História Completa”, que não existe no original inglês — é uma história mais ampla da batalha. No prefácio conta que, quando começou a discutir o projeto do livro com a Cambridge University Press, “caíra a 15 o número de veteranos da Primeira Guerra Mundial ain­da vivos. (...) Eles tinham entre 106 e 111 anos”. Quando o livro foi publicado em inglês, em 2011, “três permaneciam” vivos, “todos com 110 anos de idade. (...) Hoje em dia nenhum deles está vivo”. Um dos objetivos de Sondhaus é mostrar o conflito de 1914-1918 como realmente mundial. A tese central do livro é que “a Primeira Guerra Mundial e o acordo de paz que pôs fim a ela constituíram uma revolução global. (...) No geral, o legado mais marcante da” Grande Guerra “foi o seu papel na dessensibilização de tantas pessoas para a brutalidade, a desumanidade e a carnificina em massa da guerra moderna na era industrial. Essa dessensebilização tornou possível o massacre ainda maior da Segunda Guerra Mundial e, na verdade, serviu de pré-requisito necessário para ela”. Uma pena o livro não ter um índice remissivo.


“O Último Verão Europeu — Quem Começou a Grande Guerra de 1914”
 
David Fromkin
 
O historiador David Fromkin, professor da Universidade de Boston, é autor de um dos mais fascinantes relatos sobre a Primeira Guerra Mundial. “O Último Verão Europeu — Quem Começou a Grande Guerra de 1914” (Objetiva, 388 páginas, tradução de Renato Aguiar). O scholar americano conta que “mais de 20 milhões de soldados e civis perderam a vida na Grande Guerra, e outros 21 milhões foram feridos”. Ele a percebe como “o ponto crítico da história moderna” e diz que “nosso tempo” deve ser “definido como a era pós-Primeira Guerra Mundial” e não como “pós-Guerra Fria”. O pesquisador observa que “o Iraque surgiu como Estado das cinzas da Primeira Guerra Mundial”. Se “não tivesse havido guerra em 1914, o Iraque poderia muito bem não existir em 2002. (...) Trata-se certamente do acontecimento mais seminal dos tempos modernos”. O livro detalha, de maneira precisa, como a Alemanha havia se tornado uma potência em 1914 e nota que “havia mais globalização antes da guerra de 1914 do que há agora”. O livro é muito bem escrito, o que torna sua leitura agradável.



Primeira Guerra Mundial
 
Michael Howard
 
Se o leitor não é afeito a livros massudos — os melhores livros sobre as duas guerras mundiais em geral não têm menos de 350 páginas —, vale consultar “Primeira Guerra Mundial” (L&PM, 156 páginas, tradução de Rosaura Eichenberg), de Michael Howard. Além de listar livros de qualidade — escritos por James Joll (“The Origins of the First World War”), Ian Beckett (“The Great War 1914-18”, apontado como “o melhor compêndio geral da guerra”), Hew Stranchan (“The Oxford Illustraded History of the First World War” — saiu apenas o primeiro volume, que Howard apresenta como indispensável) —, a obra, embora sucinta, é uma ótima síntese sobre os motivos e consequências da batalha. Ressalta que a ascensão da Alemanha, a partir de 1871, é um dos motores da guerra. E faz um questionamento: a Grande Guerra de 1914 não foi a primeira. “As potências europeias haviam lutado entre si em todas as regiões do globo ao longo dos 300 anos anteriores.”




9-Indique e comente um filme ou documentário sobre a primeira guerra mundial.

     Nada de Novo no Front (1930)
O filme foi lançado no período entreguerras e se baseou no livro homônimo de Erich Maria Remarque. A obra vencedora do Oscar de melhor filme do ano conta a história de um jovem soldado que fica desiludido e traumatizado com os horrores da guerra. O livro se tornou um best seller e símbolo anti-bélico.
Glória Feita de Sangue (1957)
Um filme tão forte quanto o seu nome conta a história de quatro soldados franceses que foram executados pelo seu próprio exército. O diretor Stanley Kubrick usa a história dos jovens para mostrar os horrores daquela que foi uma das piores guerras que o mundo já viu.
Lawrence da Arábia (1962)
A biografia de T. E. Lawrence, militar britânico que teve importante papel na revolta árabe contra o domínio turco-otomano, se tornou um dos filmes mais conhecidos e apreciados de todos os tempos. O filme ganhou nada menos do que sete Oscars e mostra um lado menos eurocêntrico da guerra.

Comentários

Postar um comentário

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

Postagens mais visitadas deste blog

FEBRE AMARELA

João,Luciano e Mateus a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de  20 anos   de sua vida aos estudos sobre varíola.  Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho .  N o século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola. b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. È uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? Para previnir o virús da febre amarela,  Recomenda-se a administração de uma dose única da vacina reconstituída a partir dos 9 meses de idade. d) Quais são as contra indicações da vacina? A vacinação entre os 6 e 9 meses de idade poderá ser feita em situações de alto risco à doen...

Prudente de Morais

 

CINEMA ANTIGO EM CHARQUEADAS

CINEMA CHARQUEADAS Entrevista: Nadico 1.Quando foi construído e inaugurado o cinema? Em março de 1941. 2.Quem eram os proprietários? Manoel de Souza. 3.Como era dentro do cinema? Era um salão com uma tela no fundo, na entrada tinha a bilheteria e no segundo piso duas salas especiais para convidados, ficavam os médicos, engenheiros e a família do proprietário. 4.Quais era os tipos de filmes que passavam? Filmes da época de 1940. 5.O cinema costumava a lotar? Sim, pois era a única atração da cidade. 6.Sobrou algum ingresso, cartaz ou folder? Sim, o convite da inauguração. 7.Por que o cinema não modernizou ao passar dos anos? Por que não existe mais? Por que não houve interesse cultural da administração. Trabalho das alunas: Ariana, Rafaela e Luiza.

FOLCLORE RUSSO

Rafaela                                                                                                          Folclore Russo 1- Introdução As lendas folclóricas russas são muito antigas. Infelizmente, muito da mitologia eslava se perdeu quando da ascensão do cristianismo como principal religião popular. Todavia, nos últimos tempos, alguns pesquisadores estão tentando redescobrir e remontar todo o cenário mitológico dos antigos povos eslavos, dos quais os russos são descendentes. Muitos personagens simplesmente desapareceram, especialmente os que eram deuses ou tinham poderes como tais. Outros (que provavelmente eram mais presentes no imaginário popular) foram mudados, como a Baba Yagá (Баба Яга), por exempl...

VACINA H1N1

 LUCAS E DIEGO  a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? A gripe foi inicialmente detectada no  México  no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. [ 3 ]  Desde junho de 2009 a  OMS  elevou o nível de alerta de  pandemia  para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes. [ 4 ] b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas .     A Gripe A se trata de uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A H1N1, que possui genes nas formas humana, suína e aviária e sofrem contínuas mutações e recombinações, surgindo assim novas variações do vírus da gripe (BRUM  et al ., 2011). c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? A  vacina  da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por...

JUANPABLO9B-2

                         O MOVIMENTO TENENTISTA  1-O que foi o movimento tenentista?explique O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições. 3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?  às tendências políticas republicanas liberais. 4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?     Artur da Silva Bernardes foi um fazendeiro, advog...

O Inicio da Segunda Guerra Mundial-Marina Borges

O Inicio da Segunda Guerra Mundial 1 - Escreva explicando sobre: Pág 156 a) O corredor Polonês; Faixa de terra que permitia a ligação da Polônia com o mar e que incluía o Porto de Dantzig. b) O pacto germânico ; Dantzig, hoje Gdansk, era um porto estratégico para a Inglaterra.A ameaça alemã levou os ingleses e franceses a prometerem apoio a Polônia. Na mesma época, o governo de Hitler estreitou relações com os soviéticos. Os dois países assinaram, em Agoste de 1939, um pacto de não agressão e neutralidade, o chamado Pacto Germânico-Soviético. 2- Quando começou a Segunda Guerra Mundial? Explique. Pág 157 O inicio da guerra caracterizou-se pela rápida ofensiva nazista. Em 1939, os exércitos alemães submeteram a Polônia. 3- Descreva a Guerra Relâmpago. Pág 157 No ano seguinte de 1939, teve inicio uma Guerra-Relâmpago (Blitzkrieg), com ataque em massa contra o inimigo, usando tanques e força aérea (Luftwaffe). Aos bombardeios arrasadores seguia-se a ocupação dos blindados. 4- ...

O inicio da Guerra de Tróia

  Hécuba, esposa do rei de tróia, Príamo. Uma noite, enquanto ainda estava grávida, acordou assustada após um pesadelo. Disse a Príamo, que em seu sonho,  estava dando a luz, mas, não era uma criança, e sim uma tocha. Que com sua chama agitada queimava a cidade inteira. O rei tentou acalma-la, mas sem sucesso, consultou seu outro filho, que possuía um dom para interpretar sonhos, e a resposta foi: — Vai nascer uma criança que causará a ruína de Tróia! Matem-na assim que nascer! Com isso, a paz do casal acabou-se.   Algum tempo depois, Hécuba deu a luz a seu filho, Páris, um belo menino, forte e de traços encantadores. Contando de acordo com as luas, segundo um velho costume, levou dez meses o nascimento de Páris, assim como dez anos levaria o cerco de Tróia, terminando com o espantoso parto de guerreiros de um cavalo de madeira! Hécuba, mãe de Páris, não aceitava a ideia de seu recém chegado filho já estar condenado a morte diante de seus olhos. E assim, conseguindo com...

O Início da 2º Guerra Mundial

                                                                                                           O Início da 2º Guerra Mundial                                                             Ariana Araujo e Frederico Timotheo 1. Escreva explicando sobre: Pág.156 A. O corredor polonês;     Era uma faixa de terra que permitia a ligação da Polônia com o mar que incluía o Porto de Dantzig. A região havia sido tirada da Alemanha após  derrota na primeira guerra e incorporada à Polônia pelo Tratado de Versalhes. B. O pacto germâ...

Presidente Juscelino - Joana

 PRESIDENTE JUSCELINO Biografia Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, formou-se como médico na cidade de Belo Horizonte, em 1927. Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931.   Começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Militar, quando fez amizade com o político e futuro governador Benedito Valadares. Nomeado interventor federal em Minas, em 1933, Valadares colocou o amigo como seu chefe de gabinete. A seguir, Kubitschek foi eleito deputado federal (1934-1937), nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940-1945) e realizou obras de remodelação da capita l. Construção de Brasilia  Brasília  foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior ...