Pular para o conteúdo principal

Caroline Machado e Marcelo

         O Brasil na 2° guerra mundial                 


1-Explique sobre a neutralidade brasileira na 1° fase              da guerra.
         

Neutralidade brasileira na primeira fase da guerra


Desde 1939, início do conflito, o Brasil assumiu uma posição neutra na Segunda Guerra Mundial. O presidente do Brasil na época era Getúlio Vargas.

Ataques nazistas e entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial



Porém, esta posição de neutralidade acabou em 1942 quando algumas embarcações brasileiras foram atingidas e afundadas por submarinos alemães no Oceano Atlântico. A partir deste momento, Vargas fez um acordo com Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, União Soviética, entre outros). Era importante para os Aliados que o Brasil ficasse ao lado deles, em função da posição geográfica estratégica de nosso país e de seu vasto litoral.

               2-Identifique explique os ataques nazistas a embarcações (navios) brasileiros.

     A Batalha da Normandia foi de grande importância para as Forças Aliadas, marcando o início da vitória sobre os nazistas. Oficialmente chamada de Operação Overlord, teve início com o desembarque dos Aliados nas praias da região da Normandia, na França, em 6 de junho de 1944, evento que ficou conhecido como “Dia D”. Nesse dia, mais de 1 milhão de soldados entraram no território francês ocupado pelos nazistas em um ataque anfíbio, isto é, utilizando tanto bombardeios navais quanto aéreos, além de paraquedistas.Além dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, doze países Aliados enviaram unidades que participaram da invasão, dentre eles Austrália, Canadá, Bélgica, França, Grécia, Nova Zelândia e Noruega. A operação era complexa, pois não só era necessário atravessar os 160 km do Canal da Mancha que separavam a Inglaterra da França, algo que desde o século XVII não era feito por um exército invasor, mas cruzar a chamada Muralha do Atlântico, isto é, um conjunto de fortificações construído pelos alemães entre 1942 e 1944 que abrangia também a parte francesa do Canal da Mancha.Um dos elementos que contribuiu para a vitória dos Aliados foi o fator surpresa que a operação conseguiu manter até o fim. Os alemães conheciam a intenção inimiga de entrar na França pelo litoral, a partir do Canal da Mancha. No entanto, o serviço de espionagem nazista foi enganado quanto ao local em que se daria o desembarque. Prepararam-se para lutar em Pas-de-Calais, mas os Aliados, sob o comando do general estadunidense Dwight D. Eisenhower, tinham como destino Caen, a mais de 300 km de distância.


                                 3-Como foi a participação efetiva do Brasil no conflito?
 A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi estabelecida em função de uma série de episódios envolvendo embarcações brasileiras na Europa. No mês de abril de 1917, forças alemãs abateram o navio Paraná nas proximidades do Canal da Mancha. Seis meses mais tarde, outra embarcação brasileira, o encouraçado Macau, foi atacado por alemães. Indignados, populares exigiram uma resposta contundente das autoridades brasileiras.



                                4-Quais foram as vitorias da FEB?Como foram estas batalhas?Principais Vitórias da FEB
Concluída a joranda de 19.04.45, após a tomada de Montese, o inimigo retraíra-se em toda a frente, resistindo apenas em Zocca, logo ultrapassada pelos aguerridos, que a seguir conquistam Vignola, e Sassuolo, atingindo a planície do Rio Pó.
Iniciara-se a arrancada final. Agora, o avanço das tropas tinha que enfrentar também, a intensa poeira gerada pelo deslocamento veloz dos veículos.
A perseguição do inimigo que se dirigia em demanda do Norte da Itália, exigia rapidez. O comandante da Artilharia Divisionária, General Cordeiro de Farias, num gesto de profissionalismo e solidariedade, colocou a disposição da Infantaria, as viaturas da AD, possibilitando sua velocidade no encalce dos alemães em fuga.
Em 27 de abril, é tomada pelos brasileiros a cidade de Collechio. Sem interrupção do avanço, envolvem na região de Fornovo de Taro a 148ª Divisão de Infantaria Alemã com todos os seus meio de combate, remanescentes da 90ª Divisão Panzer Granadier e da Divisão Bersagliere italiana, obrigando-as à rendição incondicional.
Continuando seu persistente avanço, as tropas brasileiras ocuparam Parma, Voghera, Piacenza e Alessandria. Em 2 de maio ocupou Torino e Susa. Neste mesmo dia, atingindo a fronteira com a França, confraternizaram com as tropas francesas.
Finalmente, no dia 3 de maio de 1945, o General Mascarenhas de Moraes Comandante da 1ª DIE, anunciou, jubiloso: TODOS OS EXÉRCITOS INIMIGOS NO TEATRO DE OPERAÇÕES DA ITÁLIA, TERMINARAM SUA CAPITULAÇÃO NA NOITE DE ONTEM!
Era o fim dos combates para as tropas brasileiras.
"A força Expedicionária Brasileira foi uma amostra da nossa RAÇA! O soldado brasileiro não foi aquela figura que pretenderam fixar, de um homem triste, fraco e de pequena estatura.
Em 239 dias de campanha, o soldado brasileiro adaptou-se às contigências da guerra e agigantou-se nas suas qualidades.
Não desejando a guerra, soube faze-la com destemor e bravura. Foi tão bom quanto o melhor"
No dia 08 de maio de 1945, o Alto Comando das Forças Militares alemães, assinou os Termos de Rendição Incondicional de suas tropas aos Exércitos Aliados, tonrnado esse memorável dia, no Dia da Vitória, comemorado em todos os países que participou da 2° Grande Guerra Mundial.
Os feitos da Força Expedicionária Brasileira incorporados à tradição militar, irão sobreviver com o Exército Brasileiro e, a memória dos "Expedicionários" mortos, unir-se-à daqueles que no passado, tombaram em defesa da soberania do Brasil.
As principais vitórias da FEB foram assinaladas em Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Monte Acuto, San Quirico, Gallicano, Barga, Monte Castello, La Serra, Castelnuovo, Soprassasso, Montese, Paravento, Zocca, Marano, Si Panaro, Collecchio e Fornovo.


5-como foi a participação da força aéria brasileira?Com relação à Segunda Guerra Mundial, a situação do Brasil se mostrava completamente indefinida. Ao mesmo tempo em que Vargas contraía empréstimos com os Estados Unidos, comandava um governo próximo aos ditames experimentados pelo totalitarismo nazi-fascista. Dessa maneira, as autoridades norte-americanas viam com preocupação a possibilidade de o Brasil apoiar os nazistas cedendo pontos estratégicos que poderiam, por exemplo, garantir a vitória do Eixo no continente africano.
A preocupação norte-americana, em pouco tempo, proporcionou a Getúlio Vargas a liberação de um empréstimo de 20 milhões de dólares para a construção da Usina de Volta Redonda. No ano seguinte, os Estados Unidos entraram nos campos de batalha da Segunda Guerra e, com isso, pressionou politicamente para que o Brasil entrasse com suas tropas ao seu lado. Pouco tempo depois, o afundamento de navegações brasileiras por submarinos alemães gerou vários protestos contra as forças nazistas.Dessa maneira, Getúlio Vargas declarou guerra contra os italianos e alemães em agosto de 1942. Politicamente, o país buscava ampliar seu prestígio junto ao EUA e reforçar sua aliança política com os militares. No ano de 1943, foi organizada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), destacamento militar que lutava na Segunda Guerra Mundial. Somente quase um ano depois as tropas começaram a ser enviadas, inclusive com o auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB).
6-Quais países perderam a guerra?
começou no dia 1 de setembro de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. O ditador de Alemão, Adolf Hitler, tinha transformado a Alemanha em uma máquina de guerra poderosa.
Aquela máquina esmagou a Polônia, Dinamarca, Luxemburgo, Países Baixos, Bélgica, Noruega, e França rapidamente. Em junho de 1940, o Reino Unido estava só contra Hitler. Naquele mesmo mês, a Itália entrou na guerra no lado da Alemanha.
A guerra logo se espalhou para a Grécia e a África do norte. Em junho de 1941, a Alemanha invadiu a União Soviética. O Japão atacou bases militares dos Estados Unidos em Pearl Harbor no Havaí no dia 7 de dezembro de 1941, trazendo os Estados Unidos para guerra. Em1942, as forças japonesas tinham conquistado grande parte do sudeste da Ásia e tinham se espalhado por muitas ilhas no Pacífico.  
Alemanha, Itália, e Japão formaram uma aliança conhecida como o Eixo. Seis outras nações se uniram ao Eixo. Os Estados Unidos, o Reino Unido, China, e a União Soviética eram os principais países que lutaram contra o Eixo. Eles foram chamados de os Aliados. Os Aliados somaram 50 nações ao final da guerra.
                               
7-Quais países ganharam a guerra?
 Os países Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, URSS e outros menos importantes como China, Brasil e Polônia). 
Vencidos: As Potências do Eixo (Alemanha,Itália e Japão) 
PORÉM: A França fazia parte dos Aliados, mas se rendeu no início da guerra. E quem realmente venceu a guerra foi a URSS, embora os EUA tentaram fazer que foram eles jogando um Bomba atômica em um país que já estava destruído, mas quem se deu bem mesmo depois foram os EUA e a URSS ainda saiu como bandida.

8-Quais livros você recomenda sobre a segunda guerra?
4. Crer & Destruir: Os intelectuais na máquina de guerra da SS nazista. Zahar, 2015.
5. Uma mulher em Berlim, [Anônima]. Record, 2008.
6. Berlim 1945: A Queda, de Antony Beevor. Record, 2009.
    9-Quais filmes você recomenda sobre a segunda guerra?
A LISTA DE SCHINDLER (1993),A VIDA É BELA (1997 )O PIANISTA (2002).

Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

Postagens mais visitadas deste blog

FEBRE AMARELA

João,Luciano e Mateus a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de  20 anos   de sua vida aos estudos sobre varíola.  Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho .  N o século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola. b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. È uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? Para previnir o virús da febre amarela,  Recomenda-se a administração de uma dose única da vacina reconstituída a partir dos 9 meses de idade. d) Quais são as contra indicações da vacina? A vacinação entre os 6 e 9 meses de idade poderá ser feita em situações de alto risco à doença, a critério das autoridade

CINEMA ANTIGO EM CHARQUEADAS

CINEMA CHARQUEADAS Entrevista: Nadico 1.Quando foi construído e inaugurado o cinema? Em março de 1941. 2.Quem eram os proprietários? Manoel de Souza. 3.Como era dentro do cinema? Era um salão com uma tela no fundo, na entrada tinha a bilheteria e no segundo piso duas salas especiais para convidados, ficavam os médicos, engenheiros e a família do proprietário. 4.Quais era os tipos de filmes que passavam? Filmes da época de 1940. 5.O cinema costumava a lotar? Sim, pois era a única atração da cidade. 6.Sobrou algum ingresso, cartaz ou folder? Sim, o convite da inauguração. 7.Por que o cinema não modernizou ao passar dos anos? Por que não existe mais? Por que não houve interesse cultural da administração. Trabalho das alunas: Ariana, Rafaela e Luiza.

FOLCLORE RUSSO

Rafaela                                                                                                          Folclore Russo 1- Introdução As lendas folclóricas russas são muito antigas. Infelizmente, muito da mitologia eslava se perdeu quando da ascensão do cristianismo como principal religião popular. Todavia, nos últimos tempos, alguns pesquisadores estão tentando redescobrir e remontar todo o cenário mitológico dos antigos povos eslavos, dos quais os russos são descendentes. Muitos personagens simplesmente desapareceram, especialmente os que eram deuses ou tinham poderes como tais. Outros (que provavelmente eram mais presentes no imaginário popular) foram mudados, como a Baba Yagá (Баба Яга), por exemplo. Provavelmente um dos personagens mais famosos do folclore russo, ela era uma velhinha boa que ajudava a curar as doenças das crianças e acabou virando uma espécie de bruxa malvada que as come. Uma banda de Black Metal da Suécia chamada Arckanum fez um vídeo clipe de

VACINA H1N1

 LUCAS E DIEGO  a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? A gripe foi inicialmente detectada no  México  no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. [ 3 ]  Desde junho de 2009 a  OMS  elevou o nível de alerta de  pandemia  para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes. [ 4 ] b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas .     A Gripe A se trata de uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A H1N1, que possui genes nas formas humana, suína e aviária e sofrem contínuas mutações e recombinações, surgindo assim novas variações do vírus da gripe (BRUM  et al ., 2011). c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? A  vacina  da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/ H1N1 , uma cepa A/H3N2 e

JUANPABLO9B-2

                         O MOVIMENTO TENENTISTA  1-O que foi o movimento tenentista?explique O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições. 3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?  às tendências políticas republicanas liberais. 4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?     Artur da Silva Bernardes foi um fazendeiro, advogado e político mineiro. Apoiado pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, tornou-se presidente do B

Prudente de Morais

 

HERMES E HEFESTO

    Filho de Zeus e Maia. Haveria de se tornar um dia o mensageiro de seu pai.  Se Zeus queria levar a algum mortal um recado importante, convocava o  filho, que imediatamente colocava seu chapéu de abas largas e calçava suas  belas sandálias de ouro com asas que o elevavam nos ares e o mantinham  acima das águas dos mares. Obediente, o mensageiro divino partia cruzando  os céus com a rapidez dos ventos mais velozes.     Deus astuto e hábil, foi o inventor da primeira lira, que fabricou colocando  tripas de bois num casco de tartaruga. Quando nasceu, já era tão  excepcional-mente precoce que saiu de seu berço e roubou parte de um  rebanho que estava sob os cuidados de Apolo.      Esse deus estava muito irritado com o menino, mas ao se deparar com  aquele instrumento musical que ele inventara, imediatamente aceitou trocar  por ele seus animais.      Outra invenção sua foi a flauta, e por ela Apolo deu-lhe o bastão de ouro  que lhe servia de cajado, e era chamado caduceu. Com esse bastão

AÇOS FINOS PIRATINI - HISTÓRIA

AÇOS FINOS PIRATINI- GERDAU CHARQUEADAS- RS A empresa começou na Avenida Farrapos em 1901, com uma fábrica de pregos, depois se instalou em Sapucaia do sul com a primeira Siderurgica que fabricava vergalhões para construção civil. A partir de 1992 assumiu o controle da estatal Aços Finos Piratini, transformando o nome para Gerdau Aços Especiais. A Gerdau Aços Finos Piratini é uma usina siderúrgica do Grupo Gerdau localizada em Charqueadas, no Rio Grande do Sul, voltada para atender principalmente à indústria automotiva. Criada na década de 60, desde 1992 está sob controle do Grupo Gerdau. Foi a primeira siderúrgica a vencer o Prêmio Nacional da Qualidade. Em 2004 operava com uma capacidade anual de 350 mil toneladas de produtos acabados, com previsão aumento de 43% até 2005. A usina produz três linhas de produtos em aços especiais longos: Os aços para construção mecânica, utilizados principalmente pela indústria automotiva; Aços inoxidáveis longos, usados pela indústria em

Teyllor e Maicon zeno 2°Guerra Mundial

                              O Brasil na 2°guerra mundial                                                                                                  Adolf Hitle r  em um comício do partido                                                         Nazista  em weimar, outubro de 1930. 1- Explique sobre a neutralidade brasileira na 1° fase da guerra. Desde 1939, início do conflito, o Brasil assumiu uma posição neutra na Segunda Guerra Mundial. O presidente do Brasil na época era Getúlio Vargas. 2-Identifique e explique os ataques nazistas a embarcações (navios)brasileiros. Porém, esta posição de neutralidade acabou em 1942 quando algumas embarcações brasileiras foram atingidas e afundadas por submarinos alemães no Oceano Atlântico. A partir deste momento, Vargas fez um acordo com Roosevelt (presidente dos Estados Unidos) e o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França, União Soviética, entre outros). Era importante para os Aliados

PROJETO BIBLIOTECA DA ESCOLA PIO XII

Turma: 9B/2017 RELATÓRIO BIBLIOTECA DA ESCOLA CLICAR AQUI Entrevista com Prof.ª Anira Biblioteca Escolar Pio XII 1.   Como deve ser o ambiente de uma biblioteca? Deve ser organizado, acessível aos alunos e professores e agradável. 2.   Como os livros devem ser cuidados/preservados? Mantendo-os em um ambiente limpo. Devem ser mantidos longe de umidade, não guardá-los em sacos fechados ou amontoados, guardar os livros retos na vertical. 3.   Como restaurar documentos, fotos e livros? Procurando colar folhas soltas e/ou rasgados e secar a umidade dos livros. 4.   Como se organiza uma biblioteca escolar? Por gêneros literários. Rachel de Queiroz Larissa, Maicon & Carolina 9B. Entrevista na Biblioteca Pública de Charqueadas Entrevistada a bibliotecária: Carina 1.   Como se organiza uma biblioteca escolar? Organizam-se normalmente por sobrenomes dos autores, são separados com a primeira letra do sobrenome do autor, e com ident