HISTÓRIA DA COREIA DO NORTE
1- Como surgiu o pais chamado Coreia do Norte?
A história da coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana pela guerrilha liderada por Kim Il Sung e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 e os estadunidenses ao sul. Formaram-se dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano.
2- Onde esta localizada a Coreia do Norte?
A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. Assim como Cuba, a Coreia do Norte é um dos remanescentes países de regime socialista no mundo, em razão dessa escolha enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Tal fato começou a partir de 1991, quando a União Soviética entrou em declínio.
3- Como é o regime político deste país? Explique.
A democracia norte coreana é diferente da democracia que costumamos ver. Na democracia norte coreana não existe a “democracia para o indivíduo” assim como no sistema liberal. Não existem os conflitos entre partidos. Os partidos que existem são para e das massas populares, sem que haja “oposição” de partidos liberais que podem causar uma contra-revolução futuramente. Apesar de haver o voto, ele é apenas para legitimar o indivíduo no poder do Estado, e não para escolha entre as ideologias que vão governar a nação. O socialismo é intocável. Por esse e outros vários motivos que a Coreia do Norte não sofreu nenhuma contra-revolução revisionista e está crescendo cada vez mais, mesmo com várias sanções aplicadas pela ONU.
4- No que é baseada a economia da Coréia? Quais são os principais
produtos desta economia?
A Coreia do Norte possui uma economia extremamente fechada e centralizada, pois seu sistema econômico enquadra-se dentro do modelo socialista. A economia é totalmente controlada pelo governo. O setor industrial é pouco eficiente em função, principalmente, dos baixos investimentos e falta de concorrência. O país também enfrenta sérios problemas no setor agrícola, encontrando escassez de diversos tipos de alimentos. A infraestrutura do país é pouco desenvolvida, pois também não conta com investimentos. Como há controle de salários no país, grande parte da população possui renda baixa (para os padrões dos países capitalistas desenvolvidos) e semelhante. Portanto, não há desigualdades econômicas significativas na população. O governo norte-coreano aloca grande parte dos recursos arrecadados em investimentos militares. O país possui pouco contato comercial com outras nações, pois não está inserido no mercado globalizado.
Principais setores econômicos: militar, agricultura, indústria e serviços.
5- Pesquise e escreva explicando sobre os testes com mísseis e a bomba
H.
O país asiático, que já realizou cinco testes nucleares nos últimos meses, quer desenvolver um míssil intercontinental capaz de atingir os Estados Unidos, o que, de acordo com o presidente Donald Trump, "não vai acontecer". Além de celebrar o "Dia do Sol", Pyongyang utilizou o desfile para uma demonstração de força e enviar uma mensagem a Washington, Seul, Tóquio e demais países sobre as suas capacidades militares.
6- Inserir duas imagens sobre a Coreia do Norte.
![]() |
Ataque preventivo: será assim que Coreia do Norte vai começar Terceira Guerra Mundial.
|
![]() |
China manobra para evitar choque entre os EUA e a Coreia do Norte |
Comentários
Postar um comentário