Pular para o conteúdo principal

FOLCLORE RUSSO

Rafaela                                                     

                                                   Folclore Russo

1- Introdução




As lendas folclóricas russas são muito antigas. Infelizmente, muito da mitologia eslava se perdeu quando da ascensão do cristianismo como principal religião popular. Todavia, nos últimos tempos, alguns pesquisadores estão tentando redescobrir e remontar todo o cenário mitológico dos antigos povos eslavos, dos quais os russos são descendentes. Muitos personagens simplesmente desapareceram, especialmente os que eram deuses ou tinham poderes como tais. Outros (que provavelmente eram mais presentes no imaginário popular) foram mudados, como a Baba Yagá (Баба Яга), por exemplo. Provavelmente um dos personagens mais famosos do folclore russo, ela era uma velhinha boa que ajudava a curar as doenças das crianças e acabou virando uma espécie de bruxa malvada que as come. Uma banda de Black Metal da Suécia chamada Arckanum fez um vídeo clipe de uma canção que mostra a Baba Yagá na floresta. Mas é um vídeo muito mal gravado, com imagem bastante tosca, e áudio muito ruim. É muito mais engraçado do que qualquer outra coisa e não honra as lendas da velha. Caso tenha ficado curioso, a música se chama Gava Fran Trulen.
 Os contos de fadas russos, como é de se supor em lendas desse tipo, encenam a clássica luta entre o bem e o mal. Depois de muitas dificuldades e parecer que não vai dar, o bem triunfa. Mas o herói sempre tem valiosa ajuda de diversos seres, como os animais da floresta com poderes mágicos (ursos, lobos e outros), a Baba Yagá, que, quando o herói faz tudo certo, aparece com algum conselho valioso ou algum item mágico que o ajudará na sua aventura (uma espada mágica, um novelo de lã que mostra o caminho etc). Nos contos mais antigos a Baba Yagá poderia até ser parente da esposa do herói, como uma tia ou avó.

 Quais Eram as Principais Dança do Folclore Russo?

2- Desenvolvimento


Troika
 A palavra significa três cavalos amarrados, dançam um homem e duas mulheres com a intenção de imitar o galope de um cavalo puxando um trenó ou uma carruagem. O trio dança de mãos dadas e executam movimentos como a roda, caminhadas, e fazem com que um dos dançarinos passe por baixo dos braços dos outros dois. 

                                           Resultado de imagem para dança troika russa

Berioska
Inspirada pelas camponesas da região, foi originada pelo Grupo Berioska da Rússia que serviu de inspiração para outras danças folclóricas do país com os mesmos passos deslizantes. As mulheres usam longos vestidos, seus troncos ficam imóveis, os braços fazem movimentos suaves e seus pés se movimentam de maneira que elas parecem estar deslizando.

                          Resultado de imagem para dança Berioska

Kalinka
Significa pequena árvore de bolas de neve e as letras das músicas são um tributo ao amor, à vida e à natureza, assim como as danças. A dança é uma mistura do sapateado russo com muitos giros e movimentos rápidos. Os grupos de dançarinos podem ser formados por casais ou apenas por mulheres que seguram um pequeno lenço nas mãos.

                           Resultado de imagem para dança Kalinka

3- Conclusão


A Rússia é o país com maior área e conta com uma população de 142 milhões de habitantes. É o nono país mais populoso. Por conta de sua vasta expansão territorial, a Rússia possui uma variedade de costumes. Isso reflete muito na dança do país, que apresenta muitas vertentes.

Muitos sabem que a Rússia teve -e ainda tem- uma grande influência no ballet. A companhia Ballets Russes, fundada por Serguei Diaghilev, e que ficou em atividade de 1909 a 1929 é tida como “o centro receptor e emissor da vida do ballet no mundo inteiro”. A companhia contava com grandes nomes, desde dançarinos como Anna Pavlova, Tamara Karsavina, George Balanchine e Vaslav Nijinski até artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse e o cineasta Jean Cocteau.
Hoje, além de manter seu sucesso no ballet, a Rússia também continua a encantar com suas danças folclóricas que fazem parte da cultura nacional do país. Falaremos aqui de três delas: a Troika, a Berioska e a Kalinka.

4- Referências 
Luciano Aguiar:
https://brasileironarussia.blogspot.com/2014/12/lendas-e-folclore-russos.html

http://redacao.mackenzie.br/dancas-russas/

Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

Postagens mais visitadas deste blog

CINEMA ANTIGO EM CHARQUEADAS

CINEMA CHARQUEADAS Entrevista: Nadico 1.Quando foi construído e inaugurado o cinema? Em março de 1941. 2.Quem eram os proprietários? Manoel de Souza. 3.Como era dentro do cinema? Era um salão com uma tela no fundo, na entrada tinha a bilheteria e no segundo piso duas salas especiais para convidados, ficavam os médicos, engenheiros e a família do proprietário. 4.Quais era os tipos de filmes que passavam? Filmes da época de 1940. 5.O cinema costumava a lotar? Sim, pois era a única atração da cidade. 6.Sobrou algum ingresso, cartaz ou folder? Sim, o convite da inauguração. 7.Por que o cinema não modernizou ao passar dos anos? Por que não existe mais? Por que não houve interesse cultural da administração. Trabalho das alunas: Ariana, Rafaela e Luiza.

Prudente de Morais

 

JUANPABLO9B-2

                         O MOVIMENTO TENENTISTA  1-O que foi o movimento tenentista?explique O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições. 3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?  às tendências políticas republicanas liberais. 4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?     Artur da Silva Bernardes foi um fazendeiro, advogado e político mineiro. Apoiado pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, tornou-se presidente do B

VACINA H1N1

 LUCAS E DIEGO  a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? A gripe foi inicialmente detectada no  México  no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. [ 3 ]  Desde junho de 2009 a  OMS  elevou o nível de alerta de  pandemia  para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes. [ 4 ] b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas .     A Gripe A se trata de uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A H1N1, que possui genes nas formas humana, suína e aviária e sofrem contínuas mutações e recombinações, surgindo assim novas variações do vírus da gripe (BRUM  et al ., 2011). c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? A  vacina  da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/ H1N1 , uma cepa A/H3N2 e

FEBRE AMARELA

João,Luciano e Mateus a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de  20 anos   de sua vida aos estudos sobre varíola.  Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho .  N o século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola. b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. È uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? Para previnir o virús da febre amarela,  Recomenda-se a administração de uma dose única da vacina reconstituída a partir dos 9 meses de idade. d) Quais são as contra indicações da vacina? A vacinação entre os 6 e 9 meses de idade poderá ser feita em situações de alto risco à doença, a critério das autoridade

HERMES E HEFESTO

    Filho de Zeus e Maia. Haveria de se tornar um dia o mensageiro de seu pai.  Se Zeus queria levar a algum mortal um recado importante, convocava o  filho, que imediatamente colocava seu chapéu de abas largas e calçava suas  belas sandálias de ouro com asas que o elevavam nos ares e o mantinham  acima das águas dos mares. Obediente, o mensageiro divino partia cruzando  os céus com a rapidez dos ventos mais velozes.     Deus astuto e hábil, foi o inventor da primeira lira, que fabricou colocando  tripas de bois num casco de tartaruga. Quando nasceu, já era tão  excepcional-mente precoce que saiu de seu berço e roubou parte de um  rebanho que estava sob os cuidados de Apolo.      Esse deus estava muito irritado com o menino, mas ao se deparar com  aquele instrumento musical que ele inventara, imediatamente aceitou trocar  por ele seus animais.      Outra invenção sua foi a flauta, e por ela Apolo deu-lhe o bastão de ouro  que lhe servia de cajado, e era chamado caduceu. Com esse bastão

AÇOS FINOS PIRATINI - HISTÓRIA

AÇOS FINOS PIRATINI- GERDAU CHARQUEADAS- RS A empresa começou na Avenida Farrapos em 1901, com uma fábrica de pregos, depois se instalou em Sapucaia do sul com a primeira Siderurgica que fabricava vergalhões para construção civil. A partir de 1992 assumiu o controle da estatal Aços Finos Piratini, transformando o nome para Gerdau Aços Especiais. A Gerdau Aços Finos Piratini é uma usina siderúrgica do Grupo Gerdau localizada em Charqueadas, no Rio Grande do Sul, voltada para atender principalmente à indústria automotiva. Criada na década de 60, desde 1992 está sob controle do Grupo Gerdau. Foi a primeira siderúrgica a vencer o Prêmio Nacional da Qualidade. Em 2004 operava com uma capacidade anual de 350 mil toneladas de produtos acabados, com previsão aumento de 43% até 2005. A usina produz três linhas de produtos em aços especiais longos: Os aços para construção mecânica, utilizados principalmente pela indústria automotiva; Aços inoxidáveis longos, usados pela indústria em

JOÃO, ARTHUR, FREDERICO-SOLAR SHOPPING

                                   SOLAR SHOPPING CHARQUEADAS  O Solar Shopping, localizado na principal via comercial de Charqueadas, Av. José Athanásio n° 833, centro da cidade, conta com 3.000m² de área, em mais de 20 lojas, distribuídas em 3 pavimentos e integrados através de um vão central que lhe permite grande luminosidade natural.   Conta com elevador e todos os ambientes são climatizados. O Shopping possui segurança 24 horas e moderno sistema de câmeras de vídeo que filmam o interior e exterior do prédio. O acesso a deficientes físicos está de acordo com a legislação atual e não apresenta nenhuma restrição de acesso a qualquer área pública do shopping, inclusive nos sanitários existem espaços especialmente projetados para estas pessoas.   O Solar Shopping apresenta fácil estacionamento. A praça de alimentação encontra-se no térreo e conta com restaurante, lancheria e cafeteria. O Solar Shopping tem se constituído, desde sua inauguração, em ponto de enco

Discurso do Lênin - Larissa

Caros camaradas, soldados, marinheiros e trabalhadores! Estou feliz em poder saudar em suas pessoas a vitoriosa revolução russa e saudá-los como a vanguarda da revolução proletária internacional.  A guerra pirata do imperialismo é o inicio da guerra civil por toda a Europa... Não está longe a hora em que os povos irão virar as suas armas contra seus exploradores capitalistas... Está é a aurora da revolução socialista. A Alemanha ferve... A qualquer dia, agora, toda a Europa capitalista irá tombar. A revolução russa, por vocês realizada, preparou o caminho e deu início a uma nova época. Longa vida à revolução proletária internacional.  Não sei ainda se vocês estão de acordo com o Governo Provisório. Mas sei muito bem que, enquanto eles ficam fazendo doces discursos e fazendo tantas promessas, eles estão é a enganar vocês e a toda o povo da Rússia. O povo precisa de paz. O povo precisa de pão e de terra. E eles dão a vocês guerra, fome e nada de comida, e a terra continua co