Pular para o conteúdo principal

Laísa - O movimento Tenentismo

O movimento Tenentismo  


1- Forte de Copa-Cabana.

Em 5 de julho de 1922, na capital do país, Rio de Janeiro, ocorreu a Revolta dos 18 do Forte de Copa-Cabana, também conhecida como Revolta dos dezoito do Forte. Foi a primeira ação do movimento tenentista contra a República Velha. A Revolta tinha por finalidade derrubar o governo vigente e demonstrar insatisfação com a maneira que ocorreu a eleição para presidente.






2- O que foi o movimento tenentista? Explique. 

O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército.

3- O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? 

- Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis);
- Reforma no sistema educacional público do país;
- Mudança no sistema de voto aberto para secreto.

4- Em quais aspectos se mostravam favoráveis?

Eram favoráveis à liberdade dos meios de comunicação, exigiam que o poder Executivo tivesse suas atribuições restringidas, maior autonomia às autoridades judiciais e a moralização dos representantes que compunham as cadeiras do Poder Legislativo. Entretanto, todo esse discurso liberal e moralizador também convivia com a opinião de alguns oficiais que defendiam a presença de um poder forte, centralizado e comprometido com mal definidas “necessidades da nação brasileira”.

5- Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?

Apoiado pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, tornou-se presidente do Brasil, através de eleições diretas, assumindo o cargo em 15 de novembro de 1922. Seu mandato foi cumprido integralmente, durando até 15 de novembro de 1926. 
Artur Bernardes interviu nos estados, principalmente na Bahia e Rio de Janeiro, que não apoiavam seu governo. Portanto, uma das principais características de seu governo foram os conflitos políticos originados em estados que não o apoiavam. Seu governo também evidenciou a crise pela qual passava o domínio das oligarquias na política brasileira.

6- Explique sobre a revolta dos 18 do forte de copa-cabana? 

A "Revolta do Forte de Copacabana" (“Os 18 do Forte” ou “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana”) foi um movimento político-militar, considerado a primeira revolta do movimento tenentista.
Os tenentistas possuíam ideais positivistas, estavam ligados às forças armadas, lutavam por uma política democrática de forma que se posicionavam contra o governo e o sistema oligárquico vigente (poder concentrado nas mãos das elites agrárias tradicionais).

O nome da revolta “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana” está associado ao número de pessoas envolvidas no confronto, as quais resistiram até o fim, a saber: 17 militares e 1 civil.

7- Explique sobre a revolta de 1924, em São Paulo.

A revolta teve início na cidade de São Paulo em 5 de julho de 1924. Liderados pelo general Isidoro Dias Lopes, unidades do Exército (sediadas na cidade) e integrantes da Força Pública estadual sublevaram-se e tomaram vários pontos da cidade. Os revoltosos chegaram a atacar a sede do governo estadual, que na época era o Palácio dos Campos Elísios.
Vários combates ocorrem na cidade de São Paulo, envolvendo os tenentistas e forças militares do governo federal. O governo federal cercou a cidade de São Paulo e chegou a bombardear vários prédios, principalmente em bairros operários de São Paulo na região da zona leste.
Após a morte e prisão de vários revoltosos, alguns integrantes do movimento foram para o sul, onde foram derrotados no começo do mês de agosto de 1924. Após o fim da revolta, o governador do Estado de São Paulo (cargo de presidente na época), pode retornar a sede do governo na cidade de São Paulo.

8- O que foi a coluna Prestes? 

Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos Prestes. 

9- Escreva explicando sobre a biografia, a vida, de Luís Carlos Prestes.

Luís Carlos Prestes nasceu em Porto Alegre no dia 03 de agosto de 1898, filho mais velho do militar Antônio Pereira Prestes e Maria Leocádia Felizardo Prestes. Seu pai faleceu quando tinha apenas 10 anos de idade. A pensão deixada pelo pai não era suficiente para arcar como os custos familiares. Sua mãe depositou no primogênito a esperança de melhoria de vida, por isso ainda criança Luís frequentou escola militar e continuou seus estudos até concluir a graduação de engenharia.
A primeira ação de Prestes como revolucionário foi na revolta tenentista em 1924. Como capitão do Exército, assumiu o papel de líder de um grupo de oficiais, na região de Missões, em São Ângelo, no Rio Grande do Sul. A revolta tenentista tinha como objetivo lutar contra poderio da oligarquia vigente, a proposta da Assembléia Constituinte e o direito ao voto secreto.
Após a revolta tenentista, Luís Carlos Prestes se uniu a um grupo de militares paulistas em Foz Iguaçu. O grupo foi nomeado de Coluna Prestes. Durante dois anos e cinco meses, aproximadamente 1.500 homens atravessaram 13 estados brasileiros, observando e vivenciando a realidade do interior do Brasil. Após a finalização do percurso buscaram asilo em países que faziam fronteira com o Brasil, Bolívia e Argentina. Para Prestes, estudar era a única forma para dar solução a situação de miséria que o interior do Brasil se encontrava. Então foi na Argentina que Luís Carlos Prestes estudando obras de Karl Marx e Friedrich Engels, se descobriu comunista, tendo planos de implantar o regime comunista no Brasil.
Em 1930, Prestes foi convidado para participar da Revolução de 1930 liderada por Getúlio Vargas, porém se negou. No ano de 1931 viajou para a União Soviética, convidado pelo Partido Comunista Uruguaio. Na União Soviética trabalhou como engenheiro e teve contato intensivo com as obras marxistas. Foi lá que conheceu sua esposa Olga Benário, judia e alemã, e membro do Partido Comunista Alemão.
Luís Carlos Prestes retornou para o Brasil em 1934 com sua esposa, ambos falsificaram seus documentos para conseguir desembarcar no país, já que comunistas eram proibidos pelo governo varguista. No Brasil o Partido Comunista Brasileiro (PCB) criado em 1922, tem o apoio da organização política da Aliança Nacional Libertadora (ANL), criada em 12 de maio de 1935. Logo, Prestes foi convocado pela ANL para ser presidente de honra, e em junho do mesmo ano lança um manifesto, para derrubar o governo de Getúlio Vargas. Prestes e um grupo de comunistas iniciam ações para a destituição do governo, mas seus planos foram descobertos. Ele é preso em 5 de março de 1936, em uma casa no bairro do Méier, no Rio de Janeiro, e sua esposa grávida é entregue à Gestapo, polícia política nazista.

Olga teve sua filha em uma prisão nazista em 1937. Após uma longa campanha nacional e internacional mediada pela mãe de Prestes, a avó consegue a guarda da neta. Olga permaneceu presa e morreu em um campo de concentração de Bernburg, em abril de 1942.

10- Qual o significado das palavras abaixo: 

a) Oligarquia;
substantivo feminino
1.regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.
2.por extensão

preponderância de um pequeno grupo no poder.

b) República;
substantivo feminino
1.forma de governo em que o Estado se constitui de modo a atender o interesse geral dos cidadãos.
2.JURÍDICO (TERMO)
forma de governo na qual o povo é soberano, governando o Estado por meio de representantes investidos nas suas funções em poderes distintos.
3.por extensão
o país assim governado.
4.habitação coletiva de estudantes.
5.por extensão
o grupo de estudantes que aí vive.
6.informal

associação em que há muita desordem.

c) Democracia; 
substantivo feminino   POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICAIDEOLOGIA)
1.governo em que o povo exerce a soberania.
2.sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.
3.regime em que há liberdade de associação e de expressão e no qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários.
4.por extensão

país em que prevalece um governo democrático.


Fontes:

https://www.infoescola.com/historia/revolta-dos-18-do-forte-de-copacabana/
https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/tenentismo.htm
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/tenentismo.htm
https://www.historiadobrasil.net/brasil_republicano/governo_artur_bernardes.htm
https://www.todamateria.com.br/revolta-do-forte-de-copacabana/
https://www.historiadobrasil.net/resumos/revolucao_paulista_1924.htm
https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/coluna_prestes.htm
https://www.infoescola.com/biografias/luis-carlos-prestes/

Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

Postagens mais visitadas deste blog

Prudente de Morais

 

JUANPABLO9B-2

                         O MOVIMENTO TENENTISTA  1-O que foi o movimento tenentista?explique O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições. 3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?  às tendências políticas republicanas liberais. 4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?     Artur da Silva Bernardes foi um fazendeiro, advog...

AÇOS FINOS PIRATINI - HISTÓRIA

AÇOS FINOS PIRATINI- GERDAU CHARQUEADAS- RS A empresa começou na Avenida Farrapos em 1901, com uma fábrica de pregos, depois se instalou em Sapucaia do sul com a primeira Siderurgica que fabricava vergalhões para construção civil. A partir de 1992 assumiu o controle da estatal Aços Finos Piratini, transformando o nome para Gerdau Aços Especiais. A Gerdau Aços Finos Piratini é uma usina siderúrgica do Grupo Gerdau localizada em Charqueadas, no Rio Grande do Sul, voltada para atender principalmente à indústria automotiva. Criada na década de 60, desde 1992 está sob controle do Grupo Gerdau. Foi a primeira siderúrgica a vencer o Prêmio Nacional da Qualidade. Em 2004 operava com uma capacidade anual de 350 mil toneladas de produtos acabados, com previsão aumento de 43% até 2005. A usina produz três linhas de produtos em aços especiais longos: Os aços para construção mecânica, utilizados principalmente pela indústria automotiva; Aços inoxidáveis longos, usados pela indústria em ...

Juan & Maicon

1- O que foi a questão balcânica?explique. Nos fins do século XIX, a região dos Bálcãs foi um dos vários palcos de disputa entre as grandes nações imperialistas. Nessa época, o Império Turco-Otomano perdia o controle sobre a região e dava espaço para que várias nações independentes ali surgissem. Observando o desmembramento dos territórios, algumas potências vizinhas prontamente manifestaram interesse em impor seus interesses políticos naquele lugar. 2-Qual foi o estopim da guerra?explique  O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro foi apenas o estopim para o início da chamada Primeira Guerra Mundial. Para buscarmos as razões deste conflito temos que retornar ao século XIX: o nacionalismo e o imperialismo crescentes entre as nações europeias, os processos – tardios – de unificação da Alemanha e da Itália, a Segunda Revolução Industrial, a partilha "desigual" do continente africano entre as nações europeias e a derrota francesa na Guerra Franco-prussiana...

FEBRE AMARELA

João,Luciano e Mateus a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de  20 anos   de sua vida aos estudos sobre varíola.  Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho .  N o século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola. b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. È uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? Para previnir o virús da febre amarela,  Recomenda-se a administração de uma dose única da vacina reconstituída a partir dos 9 meses de idade. d) Quais são as contra indicações da vacina? A vacinação entre os 6 e 9 meses de idade poderá ser feita em situações de alto risco à doen...

HERMES E HEFESTO

    Filho de Zeus e Maia. Haveria de se tornar um dia o mensageiro de seu pai.  Se Zeus queria levar a algum mortal um recado importante, convocava o  filho, que imediatamente colocava seu chapéu de abas largas e calçava suas  belas sandálias de ouro com asas que o elevavam nos ares e o mantinham  acima das águas dos mares. Obediente, o mensageiro divino partia cruzando  os céus com a rapidez dos ventos mais velozes.     Deus astuto e hábil, foi o inventor da primeira lira, que fabricou colocando  tripas de bois num casco de tartaruga. Quando nasceu, já era tão  excepcional-mente precoce que saiu de seu berço e roubou parte de um  rebanho que estava sob os cuidados de Apolo.      Esse deus estava muito irritado com o menino, mas ao se deparar com  aquele instrumento musical que ele inventara, imediatamente aceitou trocar  por ele seus animais.      Outra invenção sua foi a flauta, e ...

O Movimento Tenentista-Carolina e Larissa

O Movimento Tenentista 1. O que foi o movimento tenentista? Explique. O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2. O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção.  Propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto ), instituição do voto secreto e a reforma na educação pública. 3. Em quais aspectos se mostravam favoráveis? Eram favoráveis à liberdade dos meios de comunicação, e...

A Emancipação de Charqueadas lucas,Leopoldo e Matheus

A Emancipação de Charqueadas A emancipação de Charqueadas só veio após o estabelecimento de três complexos industriais. Que se constituíram em um centro de atração populacional. As empresas (CADEM, Usina Termoelétrica e Aços Finos Piratini) aqui estabelecidas passaram a atrair trabalhadores de outras localidades. A emancipação de Charqueadas não ocorreu de uma hora para outra. Houveram tentativas anteriores. A primeira tentativa ocorreu em 1967. Segundo o Jornalista Saldino Antonio Pires, jornais como a Folha Mineira e Zero Hora publicaram artigos manifestando favorável opinião pública da época. No entanto a ideia foi barrada pela lei complementar n° 1 de 9-11-67. Em 1975, ocorreu uma ideia, não muito feliz, de anexar Charqueadas ao município de Arroio dos Ratos. Foi criada a 1ª comissão para emancipação em 1964 mas não teve sucesso. Em 1979 Silmar Berbiger criou com outras pessoas uma nova comissão, essa comissão tinha a força de muitos comerciantes. Foram várias viagens pa...

CINEMA ANTIGO EM CHARQUEADAS

CINEMA CHARQUEADAS Entrevista: Nadico 1.Quando foi construído e inaugurado o cinema? Em março de 1941. 2.Quem eram os proprietários? Manoel de Souza. 3.Como era dentro do cinema? Era um salão com uma tela no fundo, na entrada tinha a bilheteria e no segundo piso duas salas especiais para convidados, ficavam os médicos, engenheiros e a família do proprietário. 4.Quais era os tipos de filmes que passavam? Filmes da época de 1940. 5.O cinema costumava a lotar? Sim, pois era a única atração da cidade. 6.Sobrou algum ingresso, cartaz ou folder? Sim, o convite da inauguração. 7.Por que o cinema não modernizou ao passar dos anos? Por que não existe mais? Por que não houve interesse cultural da administração. Trabalho das alunas: Ariana, Rafaela e Luiza.

Raíssa e Carolina

Primeira Guerra Mundial 1) O que foi a questão balcânica? Nos fins do século XIX, a região dos Bálcãs foi um dos vários palcos de disputa entre as grandes nações imperialistas. Nessa época, o Império Turco-Otomano perdia o controle sobre a região e dava espaço para que várias nações independentes ali surgissem. Observando o desmembramento dos territórios, algumas potências vizinhas prontamente manifestaram interesse em impor seus interesses políticos naquele lugar. 2) Qual foi o estopim da guerra?  O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs 3) Como foi a primeira fase da guerra de movimentos?  A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movi...