Luiza e Ariana
Os melhores filmes russos
Depois da queda de Bizâncio a Rússia passou a carregar o fardo da Ortodoxia sozinha. Aceitou esse fardo como se de um destino divino se tratasse e acreditou que tudo não passava de uma prova enquanto o futuro esplendoroso ou o reino de Deus não vinham. Era uma questão de esperar.
Na realidade o período de espera transformou-se numa época de decisões e convulsões sociais. O fardo revelou-se bem pesado. No início do século XX deu-se uma revolução na Rússia. A utopia comunista era muito semelhante ao tão ansiado reino da verdade e da justiça, e provocou um entusiasmo célere na alma russa. Em toda a história do historial russo esta era a primeira tentativa para o experimentar na vida real.
O Sacrifício (Offret) é o último filme do cineasta russo, Andrei Tarkovsky. Diretor conhecido pelos temas filosóficos de suas obras, por seu refinamento plástico, e uma linguagem audiovisual de força poética, seus filmes tratam substancialmente acerca da espiritualidade do homem.O Sacrifício narra o encontro de alguns familiares e amigos para a comemoração do aniversário de Alexander, interpretado pelo ator Erland Josephson. Durante a comemoração, todos são surpreendidos pelo anúncio da eclosão de uma guerra nuclear, o que leva Alexander a realizar um sacrifício na tentativa de salvar a humanidade.
A balada de um soldado

Estradas para Koktebel
A falta de afeto no relacionamento entre pai e filho se intensifica quando os dois tem uma longa jornada pela frente. Eles deixam Moscou quando a mãe do garoto morre.
O pai, recém-curado do alcoolismo, resolve mudar-se com o menino para a cidade de Koktebel, onde sua irmã prometeu ajudar na criação do garoto. Mas até Kotebel eles enfrentarão muitas dificuldades, motivadas também pela pouca intimidade entre pai e filhoPrisioneiro das Montanhas
Dois soldados russos são capturados por guerrilheiros chechenios na intenção de haver uma troca por um filho de um lider da guerrilha, aprisionado pelo exército russo. Os dois prisioneiros acabam por produzirem laços de amizades com alguns civis da região, mas o conflito não deixará que esses laços durem muito tempo.
Auroras nascem tranquilas
A afastada província de Karelia - na fronteira da Rússia com a Finlândia – abrigou um ponto de artilharia anti-aérea durante a 2ª Grande Guerra, apesar da distância que guardava do front de batalha. Vaskov era o responsável pelo armamento e pelo treinamento de 5 jovens mulheres. Tudo ia bem até que uma tropa de nazistas os cerca e o grupo tem que parar o inimigo em uma luta desigual.
Pouco tempo se passou depois que o cinematógrafo, inventado na França, chegou à Rússia. Em 1896, um ano após os irmãos Lumière gravarem A Chegada de um Trem para La Cioa-a, um fime de 50 segundos que marcou oficialmente o início do cinema no mundo, os russos fizeram o mesmo ao filmar a coroação do Czar Nicholas II, em maio.
A partir de então e até o início da era soviética, a indústria cinematográfica cresceu rapidamente produzindo uma infinidade de filmes, incluindo Stenka Razin, 1908 (o primeiro filme curta), e A Rainha de Espadas, e Padre Sergio, dirigidos por Yakov Protazanov e baseados nas obras literárias de Pushkin e Tolstói.
4- Referências
Criado por Edkalume:
https://filmow.com/listas/melhores-filmes-russos-de-todos-os-tempos-l8874/
http://corvobranco.tripod.com/ArtigosHT/ht_cinemarusso.htm
http://eurochannel.com/pt/Cinema-russo.html
Comentários
Postar um comentário