Pular para o conteúdo principal

PROJETO BIBLIOTECA DA ESCOLA PIO XII

Turma: 9B/2017


Entrevista com Prof.ª Anira
Biblioteca Escolar Pio XII


1.  Como deve ser o ambiente de uma biblioteca?
Deve ser organizado, acessível aos alunos e professores e agradável.

2.  Como os livros devem ser cuidados/preservados?
Mantendo-os em um ambiente limpo. Devem ser mantidos longe de umidade, não guardá-los em sacos fechados ou amontoados, guardar os livros retos na vertical.

3.  Como restaurar documentos, fotos e livros? Procurando colar folhas soltas e/ou rasgados e secar a umidade dos livros.

4.  Como se organiza uma biblioteca escolar?
Por gêneros literários.



Rachel de Queiroz
Larissa, Maicon & Carolina 9B.


Entrevista na Biblioteca Pública de CharqueadasEntrevistada a bibliotecária: Carina


1.  Como se organiza uma biblioteca escolar?
Organizam-se normalmente por sobrenomes dos autores, são separados com a primeira letra do sobrenome do autor, e com identificação numeral. São separados também por gêneros literários. Ex.: Livros estrangeiros, livros em braile, etc.

2.  Quais são os “critérios” para doação de livros?
Aceitamos todos os tipos de livros. Desde que não estejam muito rasurados, gastos nos cantos, com páginas sujas, ou folhas soltas.

3.  Como restaurar documentos, fotos, e livros antigos?
Aqui nossa restauração é mais simples. Não costuramos as folhas soltas. Improvisamos colocando o que temos aqui, como fita durex.

4.  Como deve ser o ambiente de uma biblioteca?
Bem arejado, acolhedor, silencioso, limpo.

5.  Como os livros devem ser cuidados/preservados?

Assim que os livros saem da biblioteca, a responsabilidade de cuidar dos livros são totalmente das pessoas que os pegam. Esperamos que eles cuidem da mesma forma que nós cuidamos aqui. Não os deixando jogados, não sujá-los, não rasurá-los muito menos arrancar folhas.


Segundo relatório: De observação


Observação da biblioteca da Escola Rachel de Queiroz:
Há muitos livros infantis. Muitos mapas, mas estão mofados, sujos e esfiapados. Carência de livros de literatura juvenil. Pouco material para pesquisa.

Observação da biblioteca pública municipal Vera Maria Gauss:
Em frente a biblioteca tem um expositor de livros. No seu interior tem muitos livros infantis, literatura juvenil, literatura brasileira, estrangeiras, livros para cegos, “braile”, didáticos e poesias.
Muitos mapas. E havia uma sala (canto) verde de áudio livros, cds e dvds. Livros de reciclagem, biodiversidade, recursos hídricos, educação ambiental, resíduos sólidos, saneamento básico, desastres naturais e mata atlântica.
A bibliotecária se chama Carina, muito gentil e cordial.


PUF- SICREDI




Comentários

  1. Parabéns à iniciativa e à produção deste blog. Realmente o conteúdo é significativo e contempla o layout moderno e uma produção direta e com correção gramatical. Esta é uma prova de que a tecnologia pode e deve estar junto à prática pedagógica. Agradeço em especial ao professor José que me inseriu nesta realidade virtual excelente. Parabéns aos alunos e aos professores por esta iniciativa que já deu certo.
    Tutora de Cursos EaD Léa Maria Brito Teixeira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE RUSSO

Rafaela                                                                                                          Folclore Russo 1- Introdução As lendas folclóricas russas são muito antigas. Infelizmente, muito da mitologia eslava se perdeu quando da ascensão do cristianismo como principal religião popular. Todavia, nos últimos tempos, alguns pesquisadores estão tentando redescobrir e remontar todo o cenário mitológico dos antigos povos eslavos, dos quais os russos são descendentes. Muitos personagens simplesmente desapareceram, especialmente os que eram deuses ou tinham poderes como tais. Outros (que provavelmente eram mais presentes no imaginário popular) foram mudados, como a Baba Yagá (Баба Яга), por exemplo. Provavelmente um dos personagens mais famosos do folclore russo, ela era uma velhinha boa que ajudava a curar as doenças das crianças e acabou virando uma espécie de bruxa malvada que as come. Uma banda de Black Metal da Suécia chamada Arckanum fez um vídeo clipe de

CINEMA ANTIGO EM CHARQUEADAS

CINEMA CHARQUEADAS Entrevista: Nadico 1.Quando foi construído e inaugurado o cinema? Em março de 1941. 2.Quem eram os proprietários? Manoel de Souza. 3.Como era dentro do cinema? Era um salão com uma tela no fundo, na entrada tinha a bilheteria e no segundo piso duas salas especiais para convidados, ficavam os médicos, engenheiros e a família do proprietário. 4.Quais era os tipos de filmes que passavam? Filmes da época de 1940. 5.O cinema costumava a lotar? Sim, pois era a única atração da cidade. 6.Sobrou algum ingresso, cartaz ou folder? Sim, o convite da inauguração. 7.Por que o cinema não modernizou ao passar dos anos? Por que não existe mais? Por que não houve interesse cultural da administração. Trabalho das alunas: Ariana, Rafaela e Luiza.

VACINA H1N1

 LUCAS E DIEGO  a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? A gripe foi inicialmente detectada no  México  no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. [ 3 ]  Desde junho de 2009 a  OMS  elevou o nível de alerta de  pandemia  para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes. [ 4 ] b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas .     A Gripe A se trata de uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A H1N1, que possui genes nas formas humana, suína e aviária e sofrem contínuas mutações e recombinações, surgindo assim novas variações do vírus da gripe (BRUM  et al ., 2011). c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? A  vacina  da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/ H1N1 , uma cepa A/H3N2 e

FEBRE AMARELA

João,Luciano e Mateus a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de  20 anos   de sua vida aos estudos sobre varíola.  Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho .  N o século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola. b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. È uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? Para previnir o virús da febre amarela,  Recomenda-se a administração de uma dose única da vacina reconstituída a partir dos 9 meses de idade. d) Quais são as contra indicações da vacina? A vacinação entre os 6 e 9 meses de idade poderá ser feita em situações de alto risco à doença, a critério das autoridade

AÇOS FINOS PIRATINI - HISTÓRIA

AÇOS FINOS PIRATINI- GERDAU CHARQUEADAS- RS A empresa começou na Avenida Farrapos em 1901, com uma fábrica de pregos, depois se instalou em Sapucaia do sul com a primeira Siderurgica que fabricava vergalhões para construção civil. A partir de 1992 assumiu o controle da estatal Aços Finos Piratini, transformando o nome para Gerdau Aços Especiais. A Gerdau Aços Finos Piratini é uma usina siderúrgica do Grupo Gerdau localizada em Charqueadas, no Rio Grande do Sul, voltada para atender principalmente à indústria automotiva. Criada na década de 60, desde 1992 está sob controle do Grupo Gerdau. Foi a primeira siderúrgica a vencer o Prêmio Nacional da Qualidade. Em 2004 operava com uma capacidade anual de 350 mil toneladas de produtos acabados, com previsão aumento de 43% até 2005. A usina produz três linhas de produtos em aços especiais longos: Os aços para construção mecânica, utilizados principalmente pela indústria automotiva; Aços inoxidáveis longos, usados pela indústria em

HERMES E HEFESTO

    Filho de Zeus e Maia. Haveria de se tornar um dia o mensageiro de seu pai.  Se Zeus queria levar a algum mortal um recado importante, convocava o  filho, que imediatamente colocava seu chapéu de abas largas e calçava suas  belas sandálias de ouro com asas que o elevavam nos ares e o mantinham  acima das águas dos mares. Obediente, o mensageiro divino partia cruzando  os céus com a rapidez dos ventos mais velozes.     Deus astuto e hábil, foi o inventor da primeira lira, que fabricou colocando  tripas de bois num casco de tartaruga. Quando nasceu, já era tão  excepcional-mente precoce que saiu de seu berço e roubou parte de um  rebanho que estava sob os cuidados de Apolo.      Esse deus estava muito irritado com o menino, mas ao se deparar com  aquele instrumento musical que ele inventara, imediatamente aceitou trocar  por ele seus animais.      Outra invenção sua foi a flauta, e por ela Apolo deu-lhe o bastão de ouro  que lhe servia de cajado, e era chamado caduceu. Com esse bastão

Prudente de Morais

 

JUANPABLO9B-2

                         O MOVIMENTO TENENTISTA  1-O que foi o movimento tenentista?explique O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições. 3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?  às tendências políticas republicanas liberais. 4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?     Artur da Silva Bernardes foi um fazendeiro, advogado e político mineiro. Apoiado pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, tornou-se presidente do B

Discurso do Lênin - Larissa

Caros camaradas, soldados, marinheiros e trabalhadores! Estou feliz em poder saudar em suas pessoas a vitoriosa revolução russa e saudá-los como a vanguarda da revolução proletária internacional.  A guerra pirata do imperialismo é o inicio da guerra civil por toda a Europa... Não está longe a hora em que os povos irão virar as suas armas contra seus exploradores capitalistas... Está é a aurora da revolução socialista. A Alemanha ferve... A qualquer dia, agora, toda a Europa capitalista irá tombar. A revolução russa, por vocês realizada, preparou o caminho e deu início a uma nova época. Longa vida à revolução proletária internacional.  Não sei ainda se vocês estão de acordo com o Governo Provisório. Mas sei muito bem que, enquanto eles ficam fazendo doces discursos e fazendo tantas promessas, eles estão é a enganar vocês e a toda o povo da Rússia. O povo precisa de paz. O povo precisa de pão e de terra. E eles dão a vocês guerra, fome e nada de comida, e a terra continua co

O Movimento Tenentista-Carolina e Larissa

O Movimento Tenentista 1. O que foi o movimento tenentista? Explique. O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2. O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção.  Propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto ), instituição do voto secreto e a reforma na educação pública. 3. Em quais aspectos se mostravam favoráveis? Eram favoráveis à liberdade dos meios de comunicação, exigi