Manuel Ferraz de Campos Sales:foi um advogado e politico brasileiro, terceiro presidente do estado de São Paulo, de 1896 a 1897 e o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902.
Campos Sales recebeu o apelido de Campos Selos, por causa do imposto do selo, sendo vaiado ao deixar a presidência também por causa de sua política de ajuste financeiro que incluíra a retirada de circulação de papel-moeda, o que dificultou o consumo interno e o comércio, política econômica essa que fora mal compreendida pela população brasileira.
Campos Sales pretendia que o Brasil fosse especializado na produção e exportação de mercadorias agrícolas, com o café, a borracha, o algodão, o cacau, o minério, etc. Defendia que o Brasil deveria ser um país agro-exportador, o que era agradável para grandes potências econômicas mundias, como a Inglaterra, que tinham interesse na exploração dos recursos naturais do Brasil, além de terem o objetivo de vender seus produtos manufaturados.
Esta política econômica gerou sérios problemas, pois ocasionou uma estagnação no crescimento da indústria, com o consequente aumento do desemprego e do custo de vida, o qual se tornou pesado demais para os assalariados. Assim, Campos Sales acabou perdendo o apoio das massas populares.
O 4 presidente do brasil
Comentários
Postar um comentário