Pular para o conteúdo principal

O Presidente Juscelino - Tayane e Mileni

1- Biografia de Juscelino Kubitschek. 

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, formou-se como médico na cidade de Belo Horizonte, em 1927. Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931.

Começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Militar, quando fez amizade com o político e futuro governador Benedito Valadares. Nomeado interventor federal em Minas, em 1933, Valadares colocou o amigo como seu chefe de gabinete. A seguir, Kubitschek foi eleito deputado federal (1934-1937), nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940-1945) e realizou obras de remodelação da capital.

2- Construção de Brasília.


Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).Brasília custou cerca de um bilhão de dólares. Este custo extremamente elevado deveu-se, em parte, a ausência de estradas de ferro e de rodovias bem traçadas para levar o material de construção. A solução foi transportar o material de construção por via aérea, fato que encareceu muito o custo das obras.
A construção de Brasília demorou quase quatro anos, mas depois de três anos a maioria dos seus principais edifícios estava pronta, dentre os quais o Palácio da Alvorada, primeiro prédio da capital construído em concreto armado, a primeira construção de estrutura metálica (material trazido dos Estados Unidos) foi o Brasília Palace Hotel.

3- Primeiras montadoras instaladas no Brasil.

Nossa história começou de forma modesta, num galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, no dia 23 de março de 1953. A empresa foi logo reconhecida pelo mercado por fazer carros duráveis e confiáveis, com preço competitivo, facilidade de manutenção e alto valor de revenda.
Ao mesmo tempo, a Volkswagen posicionou-se, desde o princípio, como a montadora mais inovadora do Brasil, lançando novas tecnologias e estabelecendo novos padrões de consumo. Um dos exemplos mais emblemáticos deste pioneirismo ocorreu quando a marca lançou a tecnologia Total Flex, que deu ao consumidor a liberdade de escolher o combustível de sua preferência.
Motor da indústria
Dentre os fatos marcantes da Volkswagen nos anos 50, destaca-se a fabricação da primeira Kombi com 50% peças nacionais, em 1956. O fato ilustra o papel decisivo da empresa no desenvolvimento da cadeia de fornecedores e da economia do Brasil. Outro marco histórico foi a inauguração da unidade Anchieta, em 18 de novembro 1959, com a participação do ex-presidente da República Juscelino Kubistcheck, que desfilou pela fábrica num Fusca conversível.
Na década de 60, a história da Volkswagen foi marcada por um crescimento acelerado e por lançamentos como o Karmann-Ghia (1962), a Variant (1969) e o TL (1970). Nos anos 70, nossa Engenharia do Produto mostrou a capacidade de inovação dos profissionais brasileiros e criou os primeiros Volkswagen genuinamente nacionais: a Brasília (1973), o SP1 e o SP2 (1975).
Ainda na década de 70, a Volkswagen do Brasil lançou o seu primeiro modelo com motor refrigerado a água e tração dianteira, o Passat (1974), uma revolução para a época. Em 1976, implantou a fábrica de Taubaté, com o propósito de fazer outro "brasileiro famoso", o Gol. Lançado em 1980, o modelo logo tornou-se o maior sucesso da indústria automotiva nacional. Ele é líder há 27 anos consecutivos e já soma mais de 7 milhões de unidades produzidas.
Vento da inovação
Nos anos 80, chegaram os derivados da plataforma Gol: o sedan Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro, igualmente campeões de vendas em seus segmentos. Ainda naquela década, a Volkswagen do Brasil entrou no segmento de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985). Em 1988, a marca produziu o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível e ignição digital com mapeamento eletrônico, o Gol GTI.
Em 1996, inaugurou a fábrica de motores de São Carlos e, em 1999, a unidade industrial de São José dos Pinhais, no Paraná. Chegando inicialmente como carro importado (1994), o Golf logo se tornou um grande sucesso, introduzindo novos níveis de qualidade e dirigibilidade no mercado. 
Para receber o Polo (2002) e o Polo Sedan (2003), a fábrica Anchieta teve seus meios e processos produtivos completamente modernizados. Em 2003, a Engenharia criou mais um carro revolucionário, o Fox, que tem um melhor aproveitamento do espaço interno como dizia a propaganda "compacto para quem vê, gigante para quem anda". 
Sustentabilidade
Desde 2003, a linha de produtos da Volkswagen do Brasil foi completamente renovada. Foram lançados o Novo Polo, o Novo Polo Sedan e o Novo Golf. A família Gol, Parati e Saveiro entrou na 4ª geração. O próprio Fox ganhou derivados: o CrossFox e o SpaceFox. A Kombi foi equipada com o motor 1.4 litro Total Flex refrigerado a água. Lançados em 2008, o Novo Gol (eleito "Carro do Ano de 2009") e o Voyage inauguraram novos padrões de qualidade, economia, desempenho e dirigibilidade no segmento dos carros de entrada. 
Ao mesmo tempo que lançou produtos, modernizou fábricas e desenvolveu novas tecnologias, na primeira década do século 21, a Volkswagen do Brasil deu outros passos importantes rumo à sustentabilidade. A empresa implantou um eficiente Sistema de Gestão Ambiental e conquistou a ISO 14001 em todas as suas fábricas. A Fundação Volkswagen intensificou e ampliou seu leque de atuação social, trabalhando por uma educação pública de qualidade e pelo bem-estar da comunidade.














































Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

Postagens mais visitadas deste blog

FEBRE AMARELA

João,Luciano e Mateus a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?  Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de  20 anos   de sua vida aos estudos sobre varíola.  Em 1796 realizou uma experiencia que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho .  N o século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola. b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. È uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? Para previnir o virús da febre amarela,  Recomenda-se a administração de uma dose única da vacina reconstituída a partir dos 9 meses de idade. d) Quais são as contra indicações da vacina? A vacinação entre os 6 e 9 meses de idade poderá ser feita em situações de alto risco à doen...

Prudente de Morais

 

CINEMA ANTIGO EM CHARQUEADAS

CINEMA CHARQUEADAS Entrevista: Nadico 1.Quando foi construído e inaugurado o cinema? Em março de 1941. 2.Quem eram os proprietários? Manoel de Souza. 3.Como era dentro do cinema? Era um salão com uma tela no fundo, na entrada tinha a bilheteria e no segundo piso duas salas especiais para convidados, ficavam os médicos, engenheiros e a família do proprietário. 4.Quais era os tipos de filmes que passavam? Filmes da época de 1940. 5.O cinema costumava a lotar? Sim, pois era a única atração da cidade. 6.Sobrou algum ingresso, cartaz ou folder? Sim, o convite da inauguração. 7.Por que o cinema não modernizou ao passar dos anos? Por que não existe mais? Por que não houve interesse cultural da administração. Trabalho das alunas: Ariana, Rafaela e Luiza.

FOLCLORE RUSSO

Rafaela                                                                                                          Folclore Russo 1- Introdução As lendas folclóricas russas são muito antigas. Infelizmente, muito da mitologia eslava se perdeu quando da ascensão do cristianismo como principal religião popular. Todavia, nos últimos tempos, alguns pesquisadores estão tentando redescobrir e remontar todo o cenário mitológico dos antigos povos eslavos, dos quais os russos são descendentes. Muitos personagens simplesmente desapareceram, especialmente os que eram deuses ou tinham poderes como tais. Outros (que provavelmente eram mais presentes no imaginário popular) foram mudados, como a Baba Yagá (Баба Яга), por exempl...

VACINA H1N1

 LUCAS E DIEGO  a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? A gripe foi inicialmente detectada no  México  no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. [ 3 ]  Desde junho de 2009 a  OMS  elevou o nível de alerta de  pandemia  para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes. [ 4 ] b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas .     A Gripe A se trata de uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A H1N1, que possui genes nas formas humana, suína e aviária e sofrem contínuas mutações e recombinações, surgindo assim novas variações do vírus da gripe (BRUM  et al ., 2011). c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? A  vacina  da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por...

JUANPABLO9B-2

                         O MOVIMENTO TENENTISTA  1-O que foi o movimento tenentista?explique O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército. 2-O que reivindicavam os militares do movimento tenentista? reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições. 3-Em quais aspectos se mostravam favoráveis?  às tendências políticas republicanas liberais. 4-Quando e como foi o governo de Arthur Bernardes?     Artur da Silva Bernardes foi um fazendeiro, advog...

O Inicio da Segunda Guerra Mundial-Marina Borges

O Inicio da Segunda Guerra Mundial 1 - Escreva explicando sobre: Pág 156 a) O corredor Polonês; Faixa de terra que permitia a ligação da Polônia com o mar e que incluía o Porto de Dantzig. b) O pacto germânico ; Dantzig, hoje Gdansk, era um porto estratégico para a Inglaterra.A ameaça alemã levou os ingleses e franceses a prometerem apoio a Polônia. Na mesma época, o governo de Hitler estreitou relações com os soviéticos. Os dois países assinaram, em Agoste de 1939, um pacto de não agressão e neutralidade, o chamado Pacto Germânico-Soviético. 2- Quando começou a Segunda Guerra Mundial? Explique. Pág 157 O inicio da guerra caracterizou-se pela rápida ofensiva nazista. Em 1939, os exércitos alemães submeteram a Polônia. 3- Descreva a Guerra Relâmpago. Pág 157 No ano seguinte de 1939, teve inicio uma Guerra-Relâmpago (Blitzkrieg), com ataque em massa contra o inimigo, usando tanques e força aérea (Luftwaffe). Aos bombardeios arrasadores seguia-se a ocupação dos blindados. 4- ...

O inicio da Guerra de Tróia

  Hécuba, esposa do rei de tróia, Príamo. Uma noite, enquanto ainda estava grávida, acordou assustada após um pesadelo. Disse a Príamo, que em seu sonho,  estava dando a luz, mas, não era uma criança, e sim uma tocha. Que com sua chama agitada queimava a cidade inteira. O rei tentou acalma-la, mas sem sucesso, consultou seu outro filho, que possuía um dom para interpretar sonhos, e a resposta foi: — Vai nascer uma criança que causará a ruína de Tróia! Matem-na assim que nascer! Com isso, a paz do casal acabou-se.   Algum tempo depois, Hécuba deu a luz a seu filho, Páris, um belo menino, forte e de traços encantadores. Contando de acordo com as luas, segundo um velho costume, levou dez meses o nascimento de Páris, assim como dez anos levaria o cerco de Tróia, terminando com o espantoso parto de guerreiros de um cavalo de madeira! Hécuba, mãe de Páris, não aceitava a ideia de seu recém chegado filho já estar condenado a morte diante de seus olhos. E assim, conseguindo com...

O Início da 2º Guerra Mundial

                                                                                                           O Início da 2º Guerra Mundial                                                             Ariana Araujo e Frederico Timotheo 1. Escreva explicando sobre: Pág.156 A. O corredor polonês;     Era uma faixa de terra que permitia a ligação da Polônia com o mar que incluía o Porto de Dantzig. A região havia sido tirada da Alemanha após  derrota na primeira guerra e incorporada à Polônia pelo Tratado de Versalhes. B. O pacto germâ...

Presidente Juscelino - Joana

 PRESIDENTE JUSCELINO Biografia Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, formou-se como médico na cidade de Belo Horizonte, em 1927. Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931.   Começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Militar, quando fez amizade com o político e futuro governador Benedito Valadares. Nomeado interventor federal em Minas, em 1933, Valadares colocou o amigo como seu chefe de gabinete. A seguir, Kubitschek foi eleito deputado federal (1934-1937), nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940-1945) e realizou obras de remodelação da capita l. Construção de Brasilia  Brasília  foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior ...