1-Como foi a manifestação cultura de 1922?Explique
Resposta:No evento, havia um grupo que lutava contra os valores estéticos conservadores e não aceitava a submissão às propostas oriundas da Europa. Esse grupo atacava ferozmente os hábitos de vários brasileiros, principalmente da burguesia urbana, que eram fascinados pela moda, pelos hábitos e diversões do Velho Continente.
No entanto, se os intelectuais e artistas precisavam evitar essa cópia indiscriminada, qual seria a alternativa para que os temas e concepções de uma arte original surgissem? Mais do que isso, quais seriam os valores, símbolos, imagens, sujeitos e eventos históricos que poderiam servir de inspiração para que se firmasse uma arte genuinamente brasileira? Foi em meio a essas novas questões que duas novas vertentes surgiram a partir da Semana de Arte Moderna.
A primeira delas apareceu em 1924, momento em que o movimento antropofágico apareceu com a publicação do “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, criado pelo escritor Oswald de Andrade. De acordo com a tendência antropofágica, a polêmica dependência artística e cultural seria resolvida por meio de uma postura inovadora, mas não necessariamente nacionalista.
2-Quais eram os objetivos da semana de arte moderna?
Resposta:O objetivo da Semana da Arte Moderna era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.
3-Quais foram as reações da sociedade ao evento?
Resposta:Na época, boa parte da mídia reagiu de forma conservadora ao Movimento da Semana de Arte de 1922 referindo-se aos vanguardistas como "subversores da arte", "espíritos cretinos e débeis" ou "futuristas endiabrados". Mas, uma exceção foi o jornal Correio Paulistano que apoiou os lançamentos e críticas do movimento
4-Quais foram os principais artistas,modernistas?
Resposta:
Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
Vicente do Rego Monteiro (pintor)
Inácio da Costa Ferreira (pintor)
John Graz (pintor)
Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
Wilhelm Haarberg (escultor
5-Com o texto explicativo:inserir 2 obras de arte:

a)Tarsilia do amaral:
Os Operários: foi pintado em 1933 por Tarsila e foi uma obra muito criticada, quando da sua exposição. No entanto é ela que inaugura a fase Social da artista. Nela estão representadas as muitas etnias brasileiras que imigraram de todos os lugares do interior do país para vir trabalhar nas indústrias de São Paulo na década de trinta, os rostos sobrepostos, que representam a massificação da vida operária, aparecem cansados no quadro - esse era o contexto de predomínio da exploração na Era Vargas. Ao fundo, como sempre, elementos do cubismo, com formas cilíndricas e retângulos, indicando as fábricas da cidade.
b)João Candido Portinari:

A obra se chama “O Mestiço”, personagem que está numa lavoura de café, trabalha no campo; foi pintado por Cândido Portinari;
Em primeiro plano um homem sem camisa com braços cruzados; sua cor, traços, lábios grossos e grandes, olhos puxados, fundos, nariz largo nos levam a concluir que ele é mestiço, um mameluco (nascido da mistura entre negro e índio) pelas mãos grandes e unhas sujas deduzimos que é um trabalhador braçal; tem os traços fortes e bem definidos; de aparência forte, de estatura alta, peludo; cabelos curtos, pretos, penteados; ele também tem um bigode;
Sua expressão demonstra seriedade e dureza; seus braços cruzados demonstram imponência; sua expressão é forte, dura e inflexível; parece querer mostrar sua virilidade;
Cenário rural; vida no campo, ambiente rural, calmo;
Ao fundo há plantações de uma fazenda, onde provavelmente o homem trabalha;
Resposta:No evento, havia um grupo que lutava contra os valores estéticos conservadores e não aceitava a submissão às propostas oriundas da Europa. Esse grupo atacava ferozmente os hábitos de vários brasileiros, principalmente da burguesia urbana, que eram fascinados pela moda, pelos hábitos e diversões do Velho Continente.
No entanto, se os intelectuais e artistas precisavam evitar essa cópia indiscriminada, qual seria a alternativa para que os temas e concepções de uma arte original surgissem? Mais do que isso, quais seriam os valores, símbolos, imagens, sujeitos e eventos históricos que poderiam servir de inspiração para que se firmasse uma arte genuinamente brasileira? Foi em meio a essas novas questões que duas novas vertentes surgiram a partir da Semana de Arte Moderna.
A primeira delas apareceu em 1924, momento em que o movimento antropofágico apareceu com a publicação do “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, criado pelo escritor Oswald de Andrade. De acordo com a tendência antropofágica, a polêmica dependência artística e cultural seria resolvida por meio de uma postura inovadora, mas não necessariamente nacionalista.
2-Quais eram os objetivos da semana de arte moderna?
Resposta:O objetivo da Semana da Arte Moderna era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.
3-Quais foram as reações da sociedade ao evento?
Resposta:Na época, boa parte da mídia reagiu de forma conservadora ao Movimento da Semana de Arte de 1922 referindo-se aos vanguardistas como "subversores da arte", "espíritos cretinos e débeis" ou "futuristas endiabrados". Mas, uma exceção foi o jornal Correio Paulistano que apoiou os lançamentos e críticas do movimento
4-Quais foram os principais artistas,modernistas?
Resposta:
Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
Vicente do Rego Monteiro (pintor)
Inácio da Costa Ferreira (pintor)
John Graz (pintor)
Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
Wilhelm Haarberg (escultor
5-Com o texto explicativo:inserir 2 obras de arte:
a)Tarsilia do amaral:
Os Operários: foi pintado em 1933 por Tarsila e foi uma obra muito criticada, quando da sua exposição. No entanto é ela que inaugura a fase Social da artista. Nela estão representadas as muitas etnias brasileiras que imigraram de todos os lugares do interior do país para vir trabalhar nas indústrias de São Paulo na década de trinta, os rostos sobrepostos, que representam a massificação da vida operária, aparecem cansados no quadro - esse era o contexto de predomínio da exploração na Era Vargas. Ao fundo, como sempre, elementos do cubismo, com formas cilíndricas e retângulos, indicando as fábricas da cidade.
b)João Candido Portinari:
A obra se chama “O Mestiço”, personagem que está numa lavoura de café, trabalha no campo; foi pintado por Cândido Portinari;
Em primeiro plano um homem sem camisa com braços cruzados; sua cor, traços, lábios grossos e grandes, olhos puxados, fundos, nariz largo nos levam a concluir que ele é mestiço, um mameluco (nascido da mistura entre negro e índio) pelas mãos grandes e unhas sujas deduzimos que é um trabalhador braçal; tem os traços fortes e bem definidos; de aparência forte, de estatura alta, peludo; cabelos curtos, pretos, penteados; ele também tem um bigode;
Sua expressão demonstra seriedade e dureza; seus braços cruzados demonstram imponência; sua expressão é forte, dura e inflexível; parece querer mostrar sua virilidade;
Cenário rural; vida no campo, ambiente rural, calmo;
Ao fundo há plantações de uma fazenda, onde provavelmente o homem trabalha;
Comentários
Postar um comentário