a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?
A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo medico inglês Edward Jenner. ele observou pessoas que se contaminaram< ao ordenhar vacas por uma doença de gado que chegou a conclusão de que essas pessoas tornavam-se imunes a varíola.
b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas.
HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.
Sintomas do HPV
- No organismo feminino, as lesões costumam se desenvolver na vulva, vagina, colo do útero.
- Na genitália masculina, o pênis é o local mais comum para aparecimento do HPV.
- Em ambos os gêneros, o ânus, garganta, boca, pés e mãos são locais em que o vírus do HPV costuma se manifestar.
Existem duas vacinas contra o HPV. A bivalente previne os tipos 16 e 18 e é aprovada no Brasil para meninas e mulheres a partir de 9 anos. A vacina quadrivalente, além dos tipos 16 e 18, previne os tipos 6 e 11 e é aprovada no Brasil para meninas e mulheres de 9 a 45 anos e para meninos e homens de 9 a 26 anos.
A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado e a sua persistência durante um longo período de tempo.
d) Quais são as contra indicações da vacina?
A vacina está contra-indicada para gestantes, indivíduos acometidos por doenças agudas e com hipersensibilidade aos componentes (princípios ativos ou excipientes) de imunobiológicos.
Há pouca informação disponível quanto à segurança e imunogenicidade em indivíduos imunocomprometidos.
e) Como usar a vacina?
As Sociedades Científicas recomendam a vacinação de homens e mulheres, mesmo que já infectados, pois a vacina reduz reinfecções, recaídas e infecções por outros tipos de HPV. O ideal, no entanto, é vacinar meninos e meninas a partir dos 9 anos, antes do início da vida sexual, visto que cerca de 40% dos jovens são infectados pelo HPV em até 3 ou 4 anos após a primeira relação.
O Brasil e as demais nações que oferecem a vacina publicamente têm como objetivo diminuir a incidência do câncer do colo do útero ? terceiro que mais mata mulheres brasileiras. As meninas de 9 a 13 anos foram escolhidas como grupo porque provavelmente não tiveram contato com o vírus e porque respondem melhor à vacina
f) Quais são as precauções a vacina?
Segundo ele, os tratamentos são diversos e dependem do caso. Para a eliminação das verrugas, geralmente é usado o método da cauterização química ou elétrica. Em outras situações, pode ser recomendado o uso de cremes e medicamentos via oral que têm ação imunológica protetora das células.
É possível prevenir? Como o HPV geralmente é transmitido através da relação sexual, o uso do preservativo diminui consideravelmente a possibilidade de transmissão do vírus, apesar de não evitá-la totalmente. Por isso, usar camisinha é recomendado inclusive entre parceiros casados.
O urologista aconselha, ainda, evitar o tabagismo e o uso de drogas que podem interferir negativamente no sistema imunológico, facilitando a infecção por HPV. A multiplicidade de parceiros sexuais também favorece a transmissão do vírus
Por fim, é importante lembrar que já existem vacinas contra o HPV capazes de proteger dos tipos de vírus mais presentes no câncer de colo de útero. Mas, por enquanto, essas vacinas não estão disponíveis na rede pública de saúde brasileira. Sua inclusão no Programa Nacional de Imunização (PNI) ainda está sendo estudada pelo Ministério da Saúde.
g) Quais são as principais dúvidas sobre a vacina?se a vacina protege contra todos os vírus, se a vacina è segura, se a vacina pode causar cegueira ou paralisia,
h) Existem notícias falsas sobre a vacina? Pesquise e explique.
Sim, pois tem alguns sites que falam que meninas a partir dos treze anos não podem tomar a vacina, já em outros falam que pode, alguns sites também falam que homens não podem tomar a vacina. 1- Vacina contra HPV –HISTÓRICO DO HPV
REFERENCIAS:
https://hpvonline.com.br/sobre-hpv/o-que-e-hpv/hpv-e-historico/
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/6269.pdf
https://brasilescola.uol.com.br/saude/vacina-contra-hpv.htm
https://saude.abril.com.br/medicina/hpv-quem-deve-tomar-a-vacina-pela-nova-regra-do-ministerio/
Comentários
Postar um comentário